força-tarefa

PF deflagra operações no Rio contra tráfico internacional

As ações ocorrem em seis estados brasileiros e também no Paraguai, Espanha e Dubai

acessibilidade:
A presidente do STF, Rosa Weber, expediu o pedido de busca e apreensão. Foto: Ascom PF.

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (15), duas ações em combate ao tráfico internacional de drogas. São cumpridos 86 mandados judiciais, sendo 39 de prisão e 47 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, no Paraguai, Espanha e em Dubai, nos Emirados Árabes.

Para dar cumprimento aos mandados, cerca de 200 agentes policias contam com o apoio de membros do Ministério Público Federal e de auditores fiscais. As autoridades dos outros três países investigados também dão seguimento às determinações expedidas pela 5ª e 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

A Operação Turfe teve início há 18 meses e apurou a existência de um grupo que adquiria droga em países produtores, como a Bolívia e a Colômbia, e cuidava de toda a logística de transporte e armazenamento dos entorpecentes no Brasil e sua posterior exportação do produto ao mercado europeu.

Na ação, foram apreendidas mais de oito toneladas de cocaína, tanto em território nacional, quanto na Europa, que era o destino final da droga. Ainda na fase sigilosa da operação, os criminosos arrecadaram mais de R$ 11 milhões com o comércio internacional.

Já a Operação Brutium teve início há dois anos e tem como alvo uma organização criminosa internacional que se aliou às duas maiores facções brasileiras que auxiliaram na distribuição de drogas oriundas da Bolívia e Peru para diversos países da Europa.

 

Reportar Erro