Mais uma

Pesquisa Ipespe ajusta números e põe Bolsonaro com 4 pontos a mais

Instituto garante que até Ciro Gomes herdaria votos de Sergio Moro

acessibilidade:
Ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

As pesquisas continuam “ajustando” seus números desde 1º,  de janeiro, quando passaram a ser obrigadas a depositar na Justiça Eleitoral todos os seus detalhes e comprovantes, após atravessarem o ano de 2021 divulgando números surpreendentes sobre a vantagem do ex-presidente Lula em relação ao atual presidente Jair Bolsonaro.

Desta vez, também a pesquisa Ipespe aponta “melhora” na avaliação da administração de Bolsonaro, apesar de nada ter ocorrido que justifique essa elevação. Somada à retirada de Sérgio Moro e Eduardo Leite da relação de pré-candidatos à presidência da República, leva o presidente a crescer de 26% para 30% nas intenções de voto. Mas o Ipespe insiste que Lula soma 44%.

O Ipespe é um dos poucos institutos que ainda mantêm números generosos de vantagem para Lula. Todos os demais situação essa dianteira entre 8 e 11 pontos.

Também se beneficiam da saída de Moro, diz o Ipespe, a candidatura de Ciro Gomes, que avança de 7% para 9%, apesar de o político cearense pontificar como um dos adversários mais duros do ex-juiz.

O Ipespe também garante que outro beneficiado com a eventual saída de Moro da disputa seria João Doria, que passaria de 2% para 3%, e a de Simone Tebet, que avançaria de 1% para 2%. Mas, é claro, o Ipespe submete todas as oscilações à margem de erro.

Segundo o instituto, foram realizadas 1.000 entrevistas nos dias 2, 3, 4 e 5 de abril, mas não esclarece se foram presenciais, face a face, ou por telefone. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03874/2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.

Reportar Erro