Aliança com Renan

PDT de Ciro indica Lessa para vice na chapa que apoia Lula em Alagoas

Partido seguirá apoiando Ciro, apesar da aliança com governador-tampão Paulo Dantas (MDB), candidato de Renan à reeleição

acessibilidade:
Ciro Gomes com Ronaldo Lessa em encontro do PDT em Brasília, em 2018. Foto: Divulgação/Arquivo

A direção do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Alagoas confirmou nesta quarta-feira (27) que o partido do candidato a Presidência da República Ciro Gomes aceitou o convite para indicar o vice-prefeito de Maceió e ex-governador, Ronaldo Lessa, para ser vice da chapa de reeleição do governador-tampão de Alagoas, Paulo Dantas (MDB).

A aliança com o grupo político do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que montou o palanque para apoiar Lula para presidente foi decidida somente após uma longa negociação que buscava o aval da direção nacional do PDT e do candidato pedetista ao Planalto, Ciro Gomes. Mas, segundo a nota oficial assinada pelo presidente em exercício do PDT em Alagoas, o partido e Ronaldo Lessa seguirão com o compromisso de apoiar Ciro na corrida presidencial.

Apesar dos xingamentos frequentes de Ciro contra Renan, o projeto que o PDT agora abraça quer garantir que Alagoas tenha dois senadores do clã Calheiros, elegendo o ex-governador Renan Filho como segundo da família no Senado, na vaga de Fernando Collor (PTB-AL), que desistiu da reeleição e disputará o governo.

Na negociação que se estende desde a primeira quinzena deste mês de julho, coube a Renan assumir o compromisso de não condicionar a aliança com Paulo Dantas a um eventual apoio de Ronaldo Lessa e do PDT de Alagoas a Lula, o que minaria a campanha de Ciro Gomes no estado.

“[…] Fica mantido o nosso apoio e compromisso, em Alagoas, em favor do candidato do PDT à Presidência do Brasil, Ciro Gomes”, garantiu o presidente do PDT de Alagoas, Jurandir Bóia.

Sem espaço na oposição

Vice do prefeito João Henrique Caldas, o “JHC” (PSB), Lessa não encontrou espaço para realizar seu sonho de ser senador por Alagoas, no grupo de oposição aos Calheiros do qual faz parte, liderado pelo senador Rodrigo Cunha (UB-AL), pré-candidato ao governo de Alagoas. O ex-governador pedetista também não avançou em conversas com o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD), outro a disputar o governo de Alagoas contra o projeto dos Calheiros.

Ronaldo Lessa foi coordenador das duas campanhas vitoriosas de Renan Filho para governador. E deixou pela última vez a aliança com o governo de Renan Filho em 2019, após ter sido “fritado” no cargo de secretário de Agricultura. Na ocasião, reclamou da falta de ética do então governador.

Reportar Erro