Greve irresponsável

Operadores abandonam estação de tratamento de esgoto de Sobradinho

Tratamento de esgoto está sem a devida atenção há mais de 24 horas

acessibilidade:

O movimento grevista em busca de reajuste salarial na Caesb se tornou irresponsável nesta semana com o abandono de funções imprescindíveis para o bom funcionamento do esgotamento sanitário em Sobradinho. A Caesb informou que dois operadores da Estação de Tratamento de Esgotos de Sobradinho abandonaram os postos de trabalho ontem, durante o dia, os dois que deveriam substituí-los no turno da noite também não apareceram para trabalhar. Pela manhã, um coordenador assumiu as funções e, à noite, um técnico de prontidão substituiu os dois empregados, de forma emergencial.

Com a confirmação de que os operadores também não deram as caras nesta quarta (8) pela manhã, a Caesb emitiu nota sobre o caso e fez um alerta: "sem os operadores, há perigo de extravasamentos, transbordamentos, descontrole do processo de tratamento dos esgotos e riscos de quebra de equipamentos".

Na nota, a empresa afirma que vai tomar as medidas administrativas cabíveis e "informará à Justiça Trabalhista sobre a abusividade do movimento grevista, que está colocando em risco o meio ambiente, a saúde pública, as máquinas e os equipamentos da Estação".

Em meio à crise, os grevistas, que já tiveram aumento médio de 17% em outubro do ano passado, abusam da "estabilidade" do concurso para exigir mais 10% de reajuste nos salários e ainda querem trabalhar menos, cobram redução na jornada de oito para seis horás diárias.

A greve já dura 24 dias e o sindicato rejeitou a proposta da Caesb de mais 2,5%  um abono de R$ 3,8 milhões a serem distribuídos entre os empregados, inversamente proporcional ao salário, ou seja, o abono de quem ganha menos será maior do que o de quem ganha mais.

Reportar Erro