R$ 500 mi de prejuízo

Operação da PF e PRF investiga clonagem de 3,3 mil veículos do Exército

Justiça determinou afastamento de 95 servidores do Detran suspeitos de participarem das fraudes

acessibilidade:
A presidente do STF, Rosa Weber, expediu o pedido de busca e apreensão. Foto: Ascom PF.

Uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) cumpre, nesta quinta-feira (24), 82 mandados de busca e apreensão e outros seis de prisão contra um esquema de clonagem de 3,3 mil veículos do Exército Brasileiro.

Os mandados são cumpridos simultaneamente em 11 estados: Ceará; Goiás; Mato Grosso do Sul; Maranhão; Minas Gerais; Pará; Paraíba; Paraná; Pernambuco; São Paulo; e Tocantins.

Segundo as investigações, o grupo contou com a ajuda de servidores do Detran e terceiros que atuavam como despachantes para fraudar cerca de 10 mil registros no sistema veicular brasileiro.

A justiça atendeu um pedido da PF e determinou o afastamento de 95 servidores do Detran, sendo 85 de São Paulo, sete de Tocantins e três de Minas Gerais. Também foram afastados 20 despachantes com atuação no estado de São Paulo.

A Operação Fiat Lux estima que o prejuízo causado ao erário some mais de R$ 500 milhões. Nenhum militar foi apontado como participante dos crimes e equipes do Exército auxiliaram nas investigações e cumprimento dos mandados.

 

Reportar Erro