ampliação do tratamento

OMS recomenda dois novos remédios para tratar a Covid

Cada medicamento tem indicação de uso em fases diferentes da infecção pelo coronavírus

acessibilidade:
Remédio da Pfizer deve ser administrado nos primeiros cinco dias de sintomas. Foto: Heung Soon/ Pixabay

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou, nesta quinta-feira (13), o uso de dois medicamentos para tratar pacientes acometidos pela Covid-19.

Para o Grupo de Desenvolvimento de Diretrizes da OMS, os pacientes que desenvolveram a forma grave da doença passam a ter forte indicação para incluir o medicamento baricitinibe ao tratamento.

Aos pacientes que não apresentam um quadro clínico crítico ou agravado, a organização indica o uso do anticorpo monoclonal sotrovimabe.

 Aplicações

O baricitinibe é comumente utilizado no tratamento da artrite e funciona como um forte aliado à desinflamação do organismo.

Ele é capaz de inibir enzimas chamadas Janus quinase, que dentre suas atuações ativa a inflamação nas células do sistema imunológico.

Por esta razão, a OMS indicou a pacientes que já passaram do sétimo dia de contaminação pelo coronavírus e adentraram na segunda fase da doença, a inflamatória.

Já o anticorpo monoclonal sotrovimabe é mais eficaz na primeira fase da Covid-19, atuando no combate ao vírus e auxiliando o sistema imunológico do paciente acometido pela doença.

Este fármaco tem a capacidade bloquear a ligação do vírus com a entrada nas células do hospedeiro, agindo contra a proteína Spike do SARS-CoV-2.

 

 

 

Reportar Erro