Sangue bom

Nova lei no DF cria selo para universidades que estimulem alunos a doar sangue

Ideia é estimular o trote solidário, no lugar de brincadeiras agressivas, diz o autor da Lei, deputado Eduardo Pedrosa

acessibilidade:
Deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC)., líder do Bloco Brasília em Evolução.

Centros universitários que estimularem à doação de sangue ganharão o selo Sangue Bom, no Distrito Federal, de acordo com lei sancionada nesta terça-feira (26) pelo governador Ibaneis Rocha.

“A ideia é que as instituições de ensino incentivem os alunos a adotarem o trote solidário, no lugar de brincadeiras agressivas, um ato que pode salvar vidas”, explica o autor da lei, deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC).

As universidades que se comprometerem a organizar campanhas anuais ou semestrais, em parceria com alguma unidade de doação de sangue, ganharão com o selo Sangue Bom. Além disso, os alunos que se propuserem a doar ganharão abono de falta no dia do procedimento.

“Infelizmente, o Hemocentro passa a maior parte do ano com os estoques baixos, com esse estímulo pretendemos ampliar o número de doadores e tentar resolver esse problema”, diz o deputado.

O selo tem validade de um ano, podendo ser renovado, desde que as instituições de ensino deem continuidade às ações de doação de sangue.

Condições para ser um doador:

• Ter entre 16 e 69 anos de idade. Menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião. Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos;
• Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5;
• Há medicamentos que podem impedir a doação. Confira algumas restrições em nossa lista de impedimentos;
• Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
• Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
• Não fumar duas horas antes da doação.
• É importante estar bem alimentado para doar sangue e beber bastante água desde o dia anterior à doação.

Reportar Erro