Mais Lidas

Paraná Pesquisas

Mais de 85% dos brasileiros vão se vacinar contra Covid-19, diz levantamento

Segundo o instituto Paraná Pesquisas, 49,3% consideram que a atual velocidade de vacinação está baixa

acessibilidade:
O processo de vacinação continua avançando - Foto: Rafa Chafer/Ascom/SMS

O instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta terça-feira, 22, levantamento que aponta que 85,4% da brasileira que ainda não tomou vacina contra a Covid-19 vai se vacinar quando chegar o seu momento de acordo com o calendário de cada cidade.

Apenas 12% informou que não tomará o imunizante e 2,6% não sabe ainda ou não opinou. Nessas duas opções, a maioria é homem. Enquanto das mulheres 9,7% informou que não tomará a vacina, 14,5% dos homens disse que não se vacinará contra o novo coronavírus, com adesão de todas as faixas etárias e níveis escolares.

Questionados se conhecem algum parente ou amigo que não vai se vacinar contra a Covid-19, 34,5% dos entrevistados disse que sim, enuanto 63,9% disseram que não. Não soube responder ou não opinou apenas 1,5%.

O instituto Paraná Pesquisas perguntou sobre a velocidade na aplicação da vacina. E 49,3% a considera baixa, enquanto 36,1% considera média e apenas 12,2% considera a velocidade alta. Não soube responder ou não opinou 2,4% dos entrevistados.

Quanto a eficácia dos imunizantes aplicados atualmente contra o novo coronavírus no Brasil, 46,2% considera apenas eficaz; 17,8%, pouco eficazes; 12,4%, muito eficazes; e 4,6% consideram nada eficazes. Não soube responder ou não opinou 18,9% dos entrevistados.

Para a realização da pesquisa foi utilizada uma amostra de 2002 habitantes, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento dos dados foi feito com abordagem pessoal em domicílios, com habitantes de 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 152 municípios brasileiros durante os dias 12 a 16 de junho de 2021, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas. O grau de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais

Ranking mundial

O Brasil 4° país com o maior número absoluto de vacinados, deixando países europeus para trás, segundo o site Our World in Data.

No ranking mudial com pessoas vacinadas com todas as doses previstas, de acordo com os imunizantes, o Brasil está em 10º lugar, com 11, 4% da população vacinada com as duas doses da vacina.

Vídeos Relacionados