CPI do MST deve ser instalada na Câmara nesta semana, informa Arthur Lira
Movimento invadiu ao menos 11 locais somente neste mês de abril
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deve ser instalada na Casa ainda nesta semana.
“Ela deve ser instalada essa semana na Câmara”, declarou Lira depois de participar de convenção do Republicanos na noite desta segunda-feira, 24.
A Frente Parlamentar da Agropecuária pressiona para que a investigação ocorra diante das ações recentes do MST. O pedido de abertura da CPI foi protocolado em 15 de março na Câmara dos Deputados, pelo deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS). O requerimento ultrapassou o número mínimo de assinaturas — 171 — e chegou a 172 nomes.
Somente no mês de abril, o MST invadiu ao menos 11 locais. Entre os alvos das ações dos militantes em diversos estados estão fazendas, propriedades, áreas públicas e órgãos, como prédios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Opositores do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendem a prisão do líder do MST, João Pedro Stedile, após ele divulgar que o grupo tem um plano nacional de ocupações de terra, marchas e vigílias para o mês de abril.
Essa não será a primeira CPI do MST. Em 2009, durante o segundo mandato do presidente Lula da Silva (PT), deputados e senadores aprovaram a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar repasses federais a entidades ligadas ao Movimento.
O relatório final da CPMI foi apresentado em julho de 2010 e era de autoria de Jilmar Tatto (PT-SP), que, à época deputado federal, era o relator da comissão e concluiu que não havia irregularidades.
“Vamos trabalhar muito para que a CPI ou as CPIs que possam ser instaladas — que a Câmara tem CPIs próprias, pedidos — que elas não atrapalhem o curso das votações”, declarou Lira.
Além do MST, Lira disse que vai instalar a CPI das Americanas e das Apostas também devem ser estabelecidas no mesmo período.
“Elas [as CPIs e a CPMI] funcionarão no terreno e no ambiente próprio delas. O plenário tem que voltar a funcionar e vai voltar a funcionar com tranquilidade a partir dessa semana”, disse o presidente da Câmara.