Flexibilização

Ibaneis libera funcionamento de bares e restaurantes depois das 23h, no DF

Governador também ampliou o horário de funcionamento do Zoológico das 9h às 17h

acessibilidade:
Ibaneis diz que vacinação para adolescentes "não pode parar" e anuncia chegada de 51 mil doses para o público. Foto: Renato Alves.

governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou decreto há instantes liberando o funcionamento de bares e restaurantes, que estava limitado até às 23h, com todos os cuidados e protocolos de distanciamento e assepsia  ainda em vigor, no combate à pandemia.

A restrição havia sido determinada pela constatação de que bares e restaurantes não estavam observando o protocolo de distanciamento, e seus frequentadores, a maioria jovem, acabavam aglomerando, contaminando-se e levando o coronavírus para suas famílias.

A flexibilização do horário de funcionamento dos bares e restaurantes foi recomendada por vários fatores, inclusive a vacinação de idosos. Pessoas com mais de 80 anos estão sendo vacinadas desde segunda-feira (1º) e, a partir de segunda (8), passarão a ser vacinados idosos a partir dos 70 anos.

No mesmo decreto, Ibaneis decidiu ampliar o horário de funcionamento do Jardim Zoológico, que agora ficará aberto das 9h às 17h, mas definiu o limite de lotação  de 1.500 ingressos.

Também já não há mais limite de capacidade nos estacionamentos em shopping centers.

Normas para self-service 

Outra alteração determinada pelo governador Ibaneis Rocha nesse decreto tem a ver com restaurantes self-service, após as autoridades de Saúde observarem que as exigências vigentes não eram suficientes para evitar a contaminação.

Por essa razão, a partir de agora, os restaurantes self-service precisam garantir pias com água e sabão e papel toalha ou álcool-gel 70% para sua clientela.

Nesse tipo de restaurante, também conhecido por buffet ou auto serviço, não há mais obrigatoriedade de disponibilizar luvas descartáveis ou guardanapos para que os clientes se sirvam, mas sim necessidade de oferecer meios mais eficazes de higienização.

Todos serão obrigados a ter pia de fácil acesso e disponibilizar, no decorrer do balcão de serviço, álcool a 70% em gel. Caso não seja possível dispor de pia, disponibilizar álcool a 70% em gel no início e no final do balcão de serviço.

 

Reportar Erro