Mobilização

Extensa programação para proteger o “Velho Chico”

?Dia Nacional em Defesa do Velho Chico? tem extensa programação em toda Bacia do rio São Francisco

acessibilidade:

No dia 03 de junho, os municípios que integram a Bacia do Rio São Francisco estarão mobilizados em torno do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. Será um dia inteiro de ações em toda a extensão da bacia, alertando a sociedade para a necessidade de revitalização do São Francisco. Cidades-polos regionais, como Penedo-AL, Juazeiro-BA, Três Marias?MG e Bom Jesus da Lapa?BA concentrarão atos como: caminhadas, barqueatas (grande cortejo de barcos), peixamentos (soltura de alevinos nas águas do rio), devolução simbólica de água limpa ao São Francisco, mostra de painéis acadêmicos e debates envolvendo pescadores, comunidades indígenas, quilombolas, pesquisadores, estudantes e gestores públicos.

Em Penedo, Alagoas, no Baixo São Francisco, a comunidade acadêmica estará representada por meio de estudantes de três instituições de ensino superior – Universidade Federal da Alagoas-UFAL, Universidade Federal da Sergipe-UFS e Universidade Tiradentes ? UNIT – que farão exposição de painéis temáticos sobre afetos ao rio. A participação dos estudantes dará início, às 7h30, no auditório do Colégio Diocesano de Penedo (Largo de Fatima, S/N ? Centro) à programação de atividades, que contará ainda com café da manhã regional, relatos das vivências sob a ótica das comunidades tradicionais e dos povos indígenas, caminhada e um ato às margens do rio com ritual de derramamento de águas limpas e operação simbólica de peixamento. Haverá também atrações culturais e musicais.

Já no Alto São Francisco, a partir das 8h, uma barqueta percorrerá o trecho do rio entre as cidades mineiras de Três Marias e Pirapora. Haverá limpeza das águas do rio e lançamento da pedra fundamental do aquário do rio São Francisco, com a criação do Centro hídrico-social ambiental do rio. Ainda em Minas Gerais, na cidade de São Leopoldo, haverá doação de mudas, das 13h às 17h, na Praça da Prefeitura e, em Itaúna (MG), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realizará blitz educativas em sinais de trânsito. A intenção é sensibilizar motoristas e pedestres acerca da importância do rio São Francisco.

As cidades baianas que integram o Médio São Francisco, como Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, São Desiderio e Irecê, também participam da campanha do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. Em Bom Jesus da Lapa, logo cedo, a população estará envolvida em uma caminhada em direção ao rio pela Avenida Manoel Novais até o Cais da cidade. Em seguida travessia de barcos e lanchas até a comunidade Barrinha. Nas margens do rio haverá plantação de mudas e um show com artistas da terra no chamado ?Barranco?. No encerramento, às 19h30, haverá palestra e debates no Campus da UNEB.

Em São Desiderio, a caravana da carranca passará em povoados e escolas do município, com faixas, camisas e panfletos. Na Agrovila 18, na Serra do Ramalho, pela manhã também haverá palestra na Escola Educandário de Primeiro Grau Senhor do Bonfim e distribuição de mudas. Já em Irecê, haverá concentração em frente à UFBA e debate com membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Em Ibotirama também haverá concentração, com ato simbólico e palestra na beira do rio e multirão de limpeza na nascente do rio Santo Onofre, além de apresentação cultural de indígenas da aldeia Tuxá e show de cantores locais, no Barco Escola São Salvador.

Para simbolizar a vida no rio, a comunidade do Submédio São Francisco concentrará as atividades no trecho entre as cidades de Juazeiro, na Bahia e Petrolina, em Pernambuco. A partir das 14h, haverá uma caminhada saindo do bairro Ancari, no município baiano, em direção à orla do rio, na altura do Vapor Saldanha Marinho. Deste ponto, a população mobilizada irá se deslocar pela ponte Presidente Dutra até a Ilha do Fogo, onde acontece a soltura de alevinos (peixamento) e devolução de água limpa para o rio, por meio de potes, moringas e baldes trazidos pelos moradores. A atividade contará com ampla participação dos estudantes das escolas locais, que suspenderão as aulas mais cedo para integração da comunidade escolar na mobilização.

A campanha ?Eu viro carranca para defender o Velho Chico?, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco-CBHSF, tem atraído a atenção da sociedade e garantido a adesão de comunicadores, artistas, ativistas e até de moradores de cidades distantes do rio e seus afluentes, por meio de apoios e depoimentos nas mídias sociais. A campanha também tem dado destaque a discussões relevantes para a vida do rio como a vazão ecológica, disponibilidade hídrica e os usos múltiplos das águas.

Reportar Erro