Mais Lidas

Fama internacional

Escândalo: reportagem da TV australiana revela corrupção da JBS. Veja vídeo

Programa Four Corners teve edição de 45 minutos para expor esquema de "suborno e corrupção"

acessibilidade:
Joesley Batista é um dos personagens principais da reportagem-denúncia de 45 minutos.

Os esquemas de corrupção envolvendo a JBS revelados em vários escândalos ao redor do mundo foram tema de uma edição de 45 minutos do programa 4Corners para apresentar a empresa aos australianos.

Intitulado como “Os Açougueiros do Brasil: o colosso corporativo que devora o setor de alimentos da Austrália”, o programa entrevista diversas pessoas para exemplificar as operações da empresa. “O controle que eles exercem é enorme”, diz um produtor de carne suína da província de Victoria.

Confira aqui o vídeo, em inglês, do programa veiculado na Austrália.

O programa apresenta a JBS como “a gigante de alimentos da qual você provavelmente nunca ouviu falar, mas possui algumas das marcas mais populares encontradas em nossos corredores de supermercados”, incluindo até a “carne entre seus pães de hambúrguer no McDonald’s”.

A estratégia da JBS de criar marcas dentro de outras marcas foi “inteligente”. “Se você andasse na rua e perguntasse ‘Quem é a JBS?’ Ninguém saberia”, diz um produtor de gado de corte australiano.

Segundo a reportagem, o que muitos consumidores não sabem são as escandalosas práticas corporativas por trás da empresa. “Acho que será uma surpresa para muitos de seus espectadores que uma empresa brasileira, ligada a tantos escândalos em tantos continentes… tenha permissão para entrar na Austrália e se expandir da maneira que tem”, disse um repórter do Reino Unido, entrevistado pelo Four Corners.

A Four Corners ouviu desde militantes envolvidos em transparência corporativa, que falam nos “maiores esquemas de corrupção já revelados ao mundo”, até parlamentares dos EUA, que investigaram a empresa e afirmam que os australianos não deveriam confiar nas práticas da empresa. “Eles demonstraram sua disposição para a corrupção, poluição e atividades ilegais… Portanto, tenha cuidado na Austrália”, diz uma parlamentar.

Reportar Erro