Marinha apreende 1,3 tonelada de drogas no Amazonas
A carga de drogas tinha destino de cruzar a fronteira Brasil-Colômbia
Militares da Marinha do Brasil que atuam na Operação Ágata apreenderam cerca de 1,3 tonelada de skank e 90,78 kg de pasta base de cocaína em embarcação no rio Solimões, nos limites da cidade de Fonte Boa (AM), há aproximadamente 678 Km da capital Manaus. Dois suspeitos foram detidos e entregues a Polícia Civil.
Durante uma patrulha e inspeção naval na última terça-feira (26), os militares encontraram a embarcação com drogas. A carga de entorpecentes de origem colombiana, da cidade de Letícia estavam em um navio com a bandeira do país latino-americano, “RR-Lobo”.
O destino de entrega seria a cidade de La Pedrera, no Rio Japurá, próximo à fronteira Brasil-Colômbia.
O comandante do navio-patrulha explicou que os militares tiveram auxílio de cães treinados para detectar as drogas. “Para encontrar as substâncias ilícitas, contamos com o trabalho de cães treinados para reconhecimento de entorpecentes e para atestar as substâncias ilícitas foi utilizado um kit de narcoteste”.
A cerca de 7 dias a mesma operação interceptou um navio que navegava no mar territorial de Pernambuco com 3,6 toneladas de cocaína. O objetivo da Marinha Brasileira com a operação Ágata é aniquilar e combater crimes transfronteiriços e ambientais.
A Marinha tem cooperado com órgãos federais para repreensão aos delitos no mar, águas interiores e áreas portuárias, podendo ser na forma de apoio logístico, de inteligência, de comunicações, como também na área de instrução. A Operação “Ágata Nordeste”, que atuou em Pernambuco, é apenas uma das operações interagências que ocorrem durante o ano.