No Ceará, prefeito nomeia noiva e pai para cargos de destaque na Prefeitura
Durante cerimônia de posse, o político fez questão de afirmar que não prometeu cargos ou secretarias a ninguém
O prefeito de Moraújo (CE), Ruan Lima (PSD), escolheu a noiva para ser a secretária de Saúde do município. Lima Também colocou o próprio pai no primeiro escalão da prefeitura.
Ruan Lima, de 32 anos, assumiu recentemente o cargo de prefeito do município que tem cerca de 8,5 mil habitantes, e fica localizado aproximadamente a 300 km de Fortaleza, capital cearense.
Durante a cerimônia de posse, o político fez questão de afirmar que não prometeu cargos ou secretarias a ninguém.
A noiva de Ruan, Letícia Luna Osterno, que foi nomeada secretária de Saúde do município tem 25 anos de idade, é estudante de medicina e está no último ano do curso.
A nomeação, que envolve a formulação e execução de políticas públicas, gerou questionamentos sobre a qualificação para o cargo. Letícia também será responsável pela gestão dos recursos da saúde, uma área crucial, especialmente com os repasses federais.
Em 2024, o governo federal destinou R$ 5,8 milhões ao Fundo Municipal de Saúde de Moraújo, com a finalidade de investir em atenção primária, como consultas, exames, vacinas, além de aprimorar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir assistência farmacêutica à população.
Moraújo conta com 11 estabelecimentos de saúde de gestão municipal, incluindo prontos atendimentos, clínicas, postos e centros de saúde.
Além da noiva, Ruan Lima também nomeou o pai, Alex Lima, para ocupar o cargo de secretário de Relações Institucionais da prefeitura.
A escolha de parentes para cargos de relevância no governo municipal levanta discussões sobre nepotismo e sobre a transparência nas nomeações para funções públicas.