RADICALIZAÇÃO

Manente critica polarização e diz que a política não pode virar ‘torcida organizada’

Deputado defende que os cidadãos formem opiniões com base nos fatos e critica o radicalismo político

acessibilidade:
Deputado federal Alex Manente. (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados).

O deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) publicou um vídeo nas redes sociais em que faz uma reflexão sobre os efeitos da polarização política e defende que os cidadãos formem suas opiniões com base nos fatos, sem se deixarem influenciar por grupos ou radicalismos.

Na gravação, o parlamentar compara a postura de parte dos eleitores à de torcedores de futebol, afirmando que muitas pessoas defendem determinados políticos independentemente de suas declarações ou atitudes.

“Você já percebeu que algumas pessoas defendem políticos da mesma maneira que defendem o time de futebol? Independente de fala, fato, vídeo, o importante é defender”, afirmou.

Segundo Manente, a polarização ultrapassa o campo político e tem um componente psicológico, fazendo com que a identidade das pessoas fique vinculada ao grupo ao qual pertencem.

“Quando entramos em um grupo, acreditamos fazer parte de algo maior. O problema surge quando a nossa identidade passa a depender daquele grupo. Nesse mesmo instante, deixamos um poder humano de lado: analisar ideias e acontecimentos com racionalidade”, disse.

O deputado argumenta que esse comportamento leva à divisão entre “aliados” e “adversários”, dificultando o debate de ideias. Para ele, quem compartilha da mesma visão passa a ser visto como inteligente, enquanto quem pensa diferente é tratado como uma ameaça.

Na avaliação do parlamentar, essa lógica faz com que a política deixe de cumprir seu papel de buscar soluções para os problemas da sociedade e se transforme em uma disputa semelhante à rivalidade entre torcidas de futebol.

“Quando isso acontece, a política deixa de ser aquilo para que ela serve, que é buscar soluções. Ela passa a ser, na verdade, uma disputa, como Palmeiras e Flamengo na final da Libertadores”, afirmou.

Ao final da publicação, Manente questiona se as pessoas estão formando suas próprias convicções ou apenas reproduzindo o posicionamento esperado por seus grupos políticos.

“Será que estamos escolhendo a nossa opinião ou apenas falando aquilo que nosso grupo espera da gente? Porque uma verdadeira democracia depende de cidadãos livres e não de torcedores”, concluiu.

Na legenda da postagem, o deputado reforçou a mensagem e defendeu um debate público menos radicalizado.

“A política precisa unir pessoas e buscar soluções, não criar torcidas. Defendo que cada cidadão tenha liberdade para pensar, questionar e formar sua própria opinião com base nos fatos, sem radicalismo”, escreveu.

Veja o vídeo abaixo: