O governador Tarcísio de Freitas (Rep-SP) entregou o novo helicóptero Águia 33, modelo H135, na sede do Comando de Aviação da Polícia Militar nesta segunda-feira (10). A aeronave moderniza as ações de salvamento da PM e foi apresentada no Campo de Marte, em Santana, zona Norte de São Paulo.
O helicóptero H135 é o primeiro modelo biturbina leve com equipamentos aeromédicos embarcados. Ele pode transportar até sete pessoas e vem equipado com guincho elétrico e pode transportar uma segunda maca. O modelo é usado pelos principais operadores aeromédicos do mundo e possui recursos como radar meteorológico, radar altímetro e sistema de anticolisão com outras aeronaves.
“É a primeira aeronave biturbina do estado e totalmente equipada para fazer transporte aeromédico. A frota da PM faz o transporte entre hospitais para levar pacientes a unidades de maior suporte e também tem aeronaves que são usadas no transporte de órgãos. O comando de aviação cresceu, é robusto e vem fazendo a diferença para salvar vidas”, celebrou Tarcísio na entrega da aeronave.
Com a aquisição, as Polícias Civil e Militar passaram a ter 35 aeronaves. A frota aérea auxilia no policiamento urbano, rodoviário, de choque, de trânsito, em salvamentos aquáticos e terrestres, combate a incêndios e transporte de autoridades.
O novo helicóptero representa um avanço em tecnologia em relação aos equipamentos usados em São Paulo. Antes, as ocorrências aeromédicas eram atendidas com a aeronave monoturbina Esquilo, modelo AS350. Com o H135, as missões aeromédicas contarão com uma aeronave biturbina mais eficiente, segura e rápida.
Veja abaixo algumas fotos da aeronave: