Alex Manente

Deputado aciona Ministério de Minas e Energia sobre falta de energia elétrica em SP

O parlamentar questiona quais ações o Ministério e a ANEEL pretendem adotar para viabilizar indenizações por prejuízos causados pelo apagão

acessibilidade:
Deputado federal, Alex Manente (Cidadania-SP). (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados).

O deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) enviou um requerimento de informação ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre questões relacionadas à falta de energia elétrica na capital paulista e em municípios da região metropolitana de São Paulo.

O apagão que começou na última sexta-feira (3), após fortes tempestades atingirem a região, já está no 5º dia.

No documento, Manente questiona se na avaliação do Ministério, há investimento insuficiente na infraestrutura elétrica e o que pode ter contribuído na amplitude do apagão.

O parlamentar questiona ainda quais ações o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) pretendem adotar para viabilizar indenizações por prejuízos causados pelo apagão.

O deputado avalia que é preciso não só dar maior transparência à sociedade, mas, principalmente, debater a necessidade de se aprimorar o arcabouço legislativo que envolvem serviços municipais essenciais.

“Estamos em um cenário em que os eventos climáticos extremos são cada vez mais frequentes e é imprescindível que as entidades do Setor Elétrico, capitaneadas pelo Ministério de Minas e Energia, se debrucem sobre o ocorrido, buscando não só reestabelecer o fornecimento, mas também propor soluções regulatórias e técnicas que evitem ou minimizem os impactos de um futuro apagão”, explica Manente.

Veja o requerimento completo aqui.

 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.