Perdas de até US$400 bilhões

Crimes cibernéticos devem crescer em 2025, apontam especialistas

Criminosos estão migrando para o meio digital pela facilidade na aplicação dos golpes

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Em 2024, um em cada quatro brasileiros foi alvo de tentativa de golpe. (Foto: Pixabay).

Após registrar um aumento de 45% nos crimes digitais em 2024, com cerca de 5 milhões de fraudes, os crimes cibernéticos devem crescer ainda mais em 2025.

Relatórios de empresas como Kaspersky e Juniper Research indicam que os ataques cibernéticos devem se diversificar podendo gerar perdas globais de até US$ 400 bilhões.

Entre as fraudes emergentes, estão o uso intensificado de Inteligência Artificial (IA) para criar golpes mais sofisticados, ataques direcionados a carteiras digitais e a exploração de vulnerabilidades em APIs.

O especialista em crimes cibernéticos, Rodrigo Fragola, destaca que os criminosos estão migrando para o meio digital pela facilidade na aplicação dos golpes.

“Os criminosos estão migrando para o meio digital por ser mais lucrativo e menos arriscado do que crimes físicos. O uso de inteligência artificial, como deepfakes e simulações de voz, torna as fraudes cada vez mais difíceis de identificar”, explicou.

O especialista alerta para o uso de IA generativa como ferramenta de ataque.

“Golpes baseados em deepfakes e mensagens fraudulentas tendem a crescer, especialmente porque a tecnologia permite imitar com perfeição pessoas conhecidas. O impacto pode ser devastador se não houver investimento em segurança digital”, ponderou.

Segundo a Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP), um em cada quatro brasileiros foi alvo de tentativa de golpe no ano passado, e metade desses casos se concretizou. Fraudes bancárias, phishing e golpes baseados em engenharia social lideraram as ocorrências.

Estratégias para reduzir riscos

Para reduzir os impactos, especialistas recomendam que empresas adotem tecnologias como IA preditiva, tokenização de dados e arquitetura de segurança Zero Trust.

Além disso, é essencial equilibrar proteção com experiência do usuário. Estudos mostram que processos complicados afastam consumidores, enquanto soluções como autenticação biométrica contínua aumentam a confiança e a fidelidade.

“Segurança e conveniência devem andar juntas. Em um mercado cada vez mais digital, a confiança do consumidor é o ativo mais valioso que uma empresa pode ter”, conclui Fragola.

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