Obituário

Governador do DF decreta luto pela morte de cineasta Vladimir Carvalho

Paraibano de nascimento, Vladimir escolheu Brasília para viver sua vocação

acessibilidade:
Vladimir Carvalho nasceu em Itabaiana (PB) é tem vasta produção de documentários sobre política e história do Brasil. (Foto: Mila Petrillo/Divulgação)

O cineasta paraibano Vladimir Carvalho faleceu aos 89 anos nesta quinta-feira (24), em Brasília, onde morou grande parte da sua vida, levando o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretar luto oficial de três dias.

Irmão do também cineasta Walter Carvalho, Vladimir sofreu um infarto á poucos dias e foi hospitalizado, mas os seus rins pararam de funcionar e por isso foi submetido a hemodiálise.

Ele dedicou mais de 50 anos de sua vida ao cinema, influenciando gerações e consagrando produções inesquecíveis para seu público os amantes da chamada “sétima arte”.

Nascido em Itabaiana, na Paraíba, Vladimir se estabeleceu na capital, tendo sido por cerca de vinte anos professor da Universidade de Brasília (UnB). Ele realizou, entre  outros, os filmes “O País de São Saruê”, de 1971; “Conterrâneos velhos de guerra, de 1991”; e “Barra 68”, de 2000. Fundou a Associação Brasileira de Documentaristas e, em 1994, criou a Fundação Cinememória, que preeserva o seu legado.

Reportar Erro