Ataques de 8 de janeiro

Defesa pede para arquivar inquérito contra Ibaneis

Ofício foi enviado ao ministros do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes

acessibilidade:
Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal.

A defesa do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento da investigação sobre suposta omissão no dia 8 de janeiro.

No ofício, enviado ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, os advogados ressaltam que o governador esteve, por vontade própria, na sede da Polícia Federal, no dia 13 de janeiro, quando prestou depoimento com todas as informações a respeito das providências que foram adotadas e a sucessão de fatos que levaram ou contribuíram para os ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro. Na ocasião, o chefe do Executivo ressaltou que o plano de segurança de Brasília foi sabotado.

“Já naquela oportunidade, após deixar claro o motivo pelo qual confiava na execução do plano de segurança elaborado, o Peticionante narrou à autoridade policial que foi surpreendido pela falta de resistência exigida para a gravidade da situação por parte da PMDF e que, na sua visão, houve algum tipo de sabotagem que seria esclarecido pela investigação”.

No ofício os advogados ressaltam que os elementos colhidos durante a investigação comprovam a inocência do governador do Distrito Federal.

“Refutam a premissa inaugural do inquérito no sentido de que poderia o Peticionante ter sido conivente com a prática de atos antidemocráticos, motivo pelo qualquer requer o arquivamento do presente inquérito policial”.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.