responde na justiça

Ministra Carmén Lúcia concede HC a ex-secretário da Saúde do DF em CPI

Francisco Araújo foi preso em agosto de 2020 por suposta fraude em contratação de testes para Covid

acessibilidade:
Ex-secretário de Saúde Francisco Araújo é investigado pela CPI da Pandemia. Foto: Agência Brasília

O ex-secretário de Saúde do Distrito Federal Francisco Araújo terá o direito de permanecer em silêncio na CPI da Pandemia graças à concessão do habeas corpus (HC) pela ministra Carmén Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Francisco será interrogado pelos senadores integrantes da comissão de inquérito nesta quinta-feira (26). O HC faz relação às questões que possam incriminar o ex-secretário, mas não abrange demais perguntas e nem lhe concede o direito de prestar falsas informações.

Prisão 

Nesta data há um ano, 25 de agosto, Francisco Araújo foi preso preventivamente pela Operação Falso Negativo, do Ministério Público. Ele foi acusado de liderar uma organização de desvio da Saúde em verbas destinadas ao combate da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com as investigações, o então secretário teria superfaturado contratos de compra de testes de detecção da Covid-19 cuja qualidade não atendia às necessidades da contratação.

À época, Francisco ficou preso junto à cúpula da Saúde da capital por quase três meses. Atualmente, ele responde em liberdade pelos crimes de peculato, organização criminosa e fraude em processo licitatório.

 

 

 

 

Reportar Erro