A revolução bate à porta

Huawei escolhe Brasília para implantar primeiro a tecnologia 5G no Brasil

5G promete velocidade de download até 20 vezes mais rápida que a de hoje

acessibilidade:
Para ter acesso à internet móvel do 5G puro, o usuário precisa ter um celular habilitado para a tecnologia.

Brasília será a primeira unidade da federação a ganhar integralmente, em todo o seu território, a revolucionária tecnologia 5G de internet. A indústria chinesa Huawei, que desenvolveu a tecnologia, fez chegar ao governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), sua opção estratégica de iniciar a implantação do 5G por Brasília, segundo informa o jornalista Cláudio Humberto em sua coluna desta quarta-feira (22) no Diário do Poder.

A quinta geração de internet móvel, conhecida por 5G, será objeto de licitação ainda este ano, no âmbito da Anatel, agência reguladora de telecomunicações, que deve abrir no próximo mês uma consulta pública sobre o assunto. A 5G promete velocidade de download 10 a 20 vezes mais rápida do atualmente, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.

A nova tecnologia utilizar melhor o espectro de rádio e permitir que mais dispositivos acessem a internet móvel ao mesmo tempo. Além disso, vai tornar realidade os óculos para realidade aumentada, realidade virtual móvel, vídeos com qualidade muito superior, a internet das coisas tornando as cidades mais inteligentes. Serviços novos, hoje desconhecidos, serão criados.

A nova tecnologia, de rádio, deve ser usada inicialmente pelas operadoras como uma forma de aumentar a capacidade das redes 4G. A velocidade vai dependerá de qual espectro de radiofrequência a operadora vai utilizar e de quanto investirá em novas antenas e transmissores.

O 5G é muito mais eficiente em lidar simultaneamente com milhares de dispositivos – de celulares a sensores de equipamentos, câmeras de vídeo e iluminação urbana inteligente.

O problema é que os atuais celulares não são compatíveis com a tecnologia 5G, por isso será necessário trocar o equipamento.

Reportar Erro