‘PT tem ódio do DF’, diz Ibaneis sobre corte no FCDF
Governador critica mais uma vez ataque de Lula ao Fundo Constitucional
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou nesta quarta-feira (18) que o governo Lula (PT) “não gosta do DF e tem ódio da capital do país”.
A declaração do governador ocorre após o emedebista voltar a criticar o projeto anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que pretende alterar a base de cálculo do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).
De acordo com Ibaneis, o governo Lula quer que o DF tenha uma polícia “desaparelhada”.
“Acho que o ministro Haddad não vê o que está acontecendo em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Nordeste. Ele quer que no DF a gente também tenha uma polícia desaparelhada. Dessa vez, o ataque ao nosso Fundo Constitucional tem endereço certo, é a turma do PT que não gosta dessa cidade e tem ódio do DF”, declarou o governador em discurso após inauguração da nova sede do Instituto de Medicina Legal (IML).
O Fundo
O orçamento do DF previsto para 2025 é de R$ 66,6 bilhões, dos quais R$ 25 bilhões são oriundos da União, por meio do Fundo Constitucional que financia a segurança, educação e saúde em Brasília, e o governo Lula quer modificar.
Atualmente, o fundo é corrigido pela variação da receita corrente líquida (RCL) da União, mas o governo planeja reajustá-lo pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
A mudança quer compatibilizar o fundo com as regras aplicadas ao resto do país.