Empodera

Curso gratuito para a formação de mulheres líderes está com inscrições abertas no DF

Empodera tem a proposta de atuar na redução da vulnerabilidade social

acessibilidade:
Evento acontece durante todo dia

O Empodera é oferecido pela Secretaria da Mulher e tem o objetivo de capacitar as alunas para atuarem como lideranças em suas comunidades_

Preparar 1,2 mil mulheres para serem as vozes de suas comunidades. Este é um dos objetivos do projeto “Empodera – Formação de Mulheres Líderes”, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher (SMDF), que está com inscrições abertas no período de 22 de março até 6 de abril.

O curso será ministrado pelo Instituto Axiomas Brasil, selecionado por meio de edital, e será realizado em seis regiões administrativas do DF. No primeiro semestre serão abertas 250 vagas em Ceilândia; 250 em Planaltina e 100 na Estrutural. Já no segundo semestre do ano serão oferecidas 200 vagas no Itapoã, em Samambaia e em Sobradinho II, respectivamente.

“A gente fala muito sobre o empoderamento e sobre mulheres exercerem posições de liderança, mas precisamos disponibilizar os caminhos necessários. É isso que o Empodera vai oferecer. Vamos apresentar os instrumentos, as estratégias e a capacitação necessários para que elas possam ser articuladoras, mobilizadoras e atuar nas suas comunidades”, explica a Secretária de Estado da Mulher do DF, Ericka Filippelli.

O Empodera tem a proposta de atuar na redução da vulnerabilidade social que acomete as mulheres, incentivando-as a enfrentar tal realidade, ao instrumentalizá-las para a atuação junto às instituições governamentais e não governamentais, em prol de sua comunidade. Elas serão incentivadas a exercer a força da liderança e garantirem seus direitos e a formação de uma rede de promoção e de proteção de outras mulheres dentro de suas comunidades.

Capacitadas, essas mulheres serão multiplicadoras de conhecimento, impactando não somente as próprias vidas, mas também as de seus pares. Elas estarão aptas a coletar informações, organizar serviços de escuta, apresentar projetos, entre outras habilidades, sendo articuladoras e mobilizadoras nas regiões em que vivem.

Durante o curso, as alunas irão aprender, dentre outras coisas, sobre a estrutura e organização do Governo do Distrito Federal com base na lei orgânica do DF; sobre feminismo e identidade de gênero; sobre a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres; sobre organização social e combate à violência e a Rede SUAS e sobre a estrutura de documentações oficiais.

*Faça parte*

Com dois meses de duração, cada turma terá um total de 160 horas/aula, sendo 120 horas de aulas teóricas e 40 horas de atividades práticas. A qualificação será 70% presencial e 30% remota e terá acompanhamento de equipe psicossocial.

As alunas receberão uma bolsa auxílio de R$165 reais por mês, conforme a duração do curso, material didático, crachá de identificação e uniforme. Ao final do curso, será realizado evento de formatura e entrega dos certificados de participação.

Para participar, as interessadas devem ter, no mínimo, 18 anos; serem responsáveis pelo sustento familiar; declararem renda familiar de até dois salários mínimos e terem disponibilidade de tempo para a formação.

A inscrição deve ser realizada pelo formulário disponível no site https://institutoaxiomas.org.br/empodera/empodera.html. O resultado da seleção será divulgado no dia 8 de abril. Todas as contempladas receberão contato telefônico via SMS ou WhatsApp com a convocação para efetivar a matrícula.

*Capacitando mulheres*

Em 2021, a Secretaria da Mulher publicou um edital de chamamento público para selecionar e remunerar uma organização da sociedade civil – sem fins lucrativos e com experiência em execução de projetos sociais e de qualificação social –, para desenvolver e executar os conteúdos programáticos de caráter teórico e prático, além de realizar o acompanhamento pedagógico e monitorar as alunas do projeto “Empodera – Formação de Mulheres Líderes”. A parceria com a instituição tem duração de 12 meses.

A organização selecionada foi Instituto Axiomas Brasil, entidade que atende crianças, jovens e adultos, promovendo o desenvolvimento de projetos sociais, além de apoiar programas que melhoram a saúde e o bem-estar das comunidades.

Reportar Erro