Regabofe no Alvorada rende críticas a Barroso
Jantar reuniu apenas seis ministros do STF, mas reforçou imagem de aliança para perseguir opositores de Lula
Além do constrangimento de apenas seis membros do Supremo Tribunal Federal no jantar de Lula (PT), quinta (31), em desagravo a Alexandre de Moraes, ministros preocupados com a instituição avaliam em off que o regabofe reforçou a imagem no exterior de que governo e STF dividem a “governança” que persegue opositores. Ministros faltosos não teriam se esforçado para ir ou optaram pela ausência. Eles criticam também a demora de Luis Roberto Barroso para reagir. A informação é destaque da Coluna Cláudio Humberto deste domingo (3).
Esses ministros acham que, com o STF sob holofote, o momento não recomendava expor essa “parceria” do tribunal com o governo petista.
Assessores contam que os magistrados querem evitar problemas e suspeições com o julgamento de Jair Bolsonaro se avizinhando.
Há ainda no STF a expectativa de que haverá mais sancionados por Trump. Ao correr para o abraço com Lula, Barroso pode piorar o clima.