Trairagem em São Paulo

Nunes demite Marta e ignora apelo por exoneração ‘a pedido’

Prefeito de São Paulo oficializou exoneração, após ex-secretária articular chapa contrária à sua reeleição

acessibilidade:
Prefeito Ricardo Nunes demitiu ex-prefeita de São Paulo após ela articular chapa de oposição ainda como secretária municipal (Foto: Secom Prefeitura de SP)

Irritado com o protagonismo da integrante da cúpula de sua administração na articulação contra sua própria reeleição, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) oficializou, na noite de ontem (9), a demissão de Marta Suplicy do cargo de secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo. A formalização da perda da boquinha mensal de mais de R$ 32 mil brutos para a ex-prefeita ignora o apelo de Marta Suplicy para que o ato fosse publicado como “a pedido”.

A Portaria nº 36, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (10), não traz o termo “a pedido”, nem mesmo a citação de que a demissão ocorreu “em comum acordo”, como chegou a informar a Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, em nota divulgada ontem, à imprensa, sobre a reunião entre Nunes e Marta. A ex-secretária chegou a publicar carta de demissão.

A ex-petista articula seu retorno ao Partido dos Trabalhadores (PT), para ser vice da chapa do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). A trajetória de Marta Suplicy passa pelo voto sim ao impeachment da petista Dilma Rousseff, em 2016, quando ingressou no MDB, desgarrou-se da esquerda, firmando vínculo político com o prefeito aliado ao rival do presidente Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL).

Ainda no cargo de secretária, Marta se reuniu com Lula, na segunda-feira (8), no Palácio do Planalto, quando sinalizou aceitar o convite para voltar ao PT e para ser vice de Boulos.

Veja a portaria com a demissão de Marta Suplicy:

Leia a carta de demissão escrita por Marta Suplicy, divulgada ontem:

Ao Sr. Prefeito Ricardo Nunes,

Agradeço a oportunidade de ter-me proporcionado trabalhar pela cidade de São Paulo à frente da Secretaria de Relações Internacionais nos últimos 36 meses.

Com o seu apoio e colaboração tive a honra de desenvolver o programa que transformou São Paulo num “Farol Antirracista” através das “Exposições da Consciência Negra” nos últimos 3 anos. Realizamos as “Viradas ODS”. Assumimos a presidência da “Rede Mercocidades”.

Conquistamos o prêmio “Cidade/Capital Verde” oferecido pela UCCI. Organizamos o São Paulo Internatinal Summit. Promovemos o Fórum contra a Discriminação da Unesco, incentivamos o Ecoturismo em Parelheiros, entre outras tantas ações que elevaram o prestígio, trouxeram divisas e valorizaram a cidade de São Paulo.

 

 

Reportar Erro