Moro lidera para governo e Ratinho Jr. para o Senado, no Paraná
Eleitor paranaense demonstra desejo de inverter papéis entre senador e governador, em 2026
O levantamento de intenções de votos divulgado nesta segunda-feira (12) pelo instituto Paraná Pesquisas demonstrou que o eleitor paranaense deseja inverter os papéis entre senador Sergio Moro (União) e o governador Ratinho Junior (PSD), nas eleições de 2026. Moro lidera três cenários estimulados da disputa pelo mandato de governador do Paraná, com até 44,6%. E Ratinho Jr. seria eleito senador com 66%, segundo a pesquisa. Ambos são aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ex-juiz federal que julgou o escândalo de corrupção devassado pela Operação Lava Jato, Sergio Moro tem ampla vantagem de mais de 20 pontos percentuais sobre o 2º colocado, o prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD), que pontua entre 17,2% e 19,8%.
Listado como uma das opções de voto para as duas vagas de senador do Paraná em 2026, o governador Ratinho Junior seria eleito por 66% dos votos, de acordo com a Paraná Pesquisas. Ele desponta como líder na 1º opção de voto do paranaense, com 55%, e segundo colocado no cenário da 2º opção, com 11%.
O desempenho de Ratinho Junior é explicado pela aprovação de 76,8% de seu governo.
A Paraná Pesquisas ouviu 1508 eleitores em 64 municípios, entre 1º e 45 de agosto. A amostra representativa do Estado do Paraná atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.
Veja os números: