Paraná Pesquisas

Maior cidade do interior do Paraná aprova Ratinho Jr e reprova Lula

Londrina aprovou gestão do governador com 69,1% e reprovou governo do presidente com 66,9%

acessibilidade:
Governador Ratinho Junior (PSD) e o presidente Lula (PT) têm governos com avaliações conflitantes (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O levantamento da Paraná Pesquisas que registra a liderança do deputado bolsonarista Tiago Amaral (PSD) para prefeito de Londrina evidenciou a aprovação do governo de Ratinho Junior (PSD) e a reprovação da gestão do presidente Lula (PT), na maior cidade do interior do Paraná. A pesquisa divulgada nesta quarta (12) mostra que o governador de direita é aprovado por 69,1%, enquanto o presidente de esquerda é reprovado por 66,9% dos eleitores da maior cidade do interior paranaense.

Mesmo com aprovação em alta, Ratinho Jr. registrou queda de 2,5 pontos na aprovação de sua gestão, e aumento 6,3 pontos na reprovação de seu governo, no último ano, entre os londrinenses, desde o levantamento da Paraná Pesquisas divulgado em junho de 2023.

Ainda assim, o desempenho do governador contrasta com o do presidente petista, com Lula tendo um derretimento de 4,1 pontos na sua aprovação, em um ano, e ampliação de 7,4 pontos em sua reprovação, desde junho de 2023.

A situação do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), é de tranquilidade, com aprovação de 68,4% de sua administração, mesmo tendo caído 3,9 pontos na avaliação positiva, no último ano. Fora da sucessão deste ano por já ter sido reeleito em 2022, o prefeito teve uma alta de 6,2 pontos na reprovação de seu governo, no mesmo período.

Londrina tem população de 555.937 habitantes, segundo Censo de 2022 do IBGE, e eleitorado de 400.149 votantes, segundo dados da Justiça Eleitoral.

A Paraná Pesquisa ouviu 800 eleitores de Londrina, entre os dias 6 e 11 de junho, no levantamento registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o n º PR 08992 2024 para o cargo de Prefeito. A amostra representativa do município de Londrina atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.

Veja os números: