'Guerreiro vai descansar'

Lira despede-se do pai e exalta: ‘Lutou quase 60 anos por Alagoas’

Presidente da Câmara dos Deputados revela que ex-senador sofreu mais de 20 anos, trabalhando, sem alarde, até falecer com câncer, aos 82 anos

acessibilidade:
Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), durante sepultamento do ex-senador Benedito de Lira. (Foto: Reprodução/Assessoria)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), recebeu solidariedade de amigos e líderes políticos de todo o Brasil, no sepultamento de seu pai e ex-senador Benedito de Lira (PP), na manhã desta quarta-feira (15), em Maceió. O parlamentar exaltou o compromisso do popular “Biu de Lira” com a população mais humilde de seu Estado, ao afirmar que seu pai foi um guerreiro por Alagoas, durante quase 60 anos de mandatos, até sua morte, ontem (14), em decorrência de um câncer.

Após o velório, Lira agradeceu pelo carinho com seu pai, prefeito reeleito da Barra de São Miguel (AL). Revelou que Benedito carregava o sofrimento de mais de 20 anos com o problema de saúde, sem alarde. E disse que seu legado de homem público da melhor qualidade é traduzido pelo seu chavão de que “se política não for para modificar a vida das pessoas mais humildes, ela não serve para nada”.

“Hoje, a matéria dele foi embora, mas [fica] a nossa responsabilidade, de todos esses amigos que vieram nos prestigiar. E a nossa obrigação, enquanto o homem público, é de seguir o legado dele. Queria só agradecer a presença de todos e o carinho que sempre tiveram com ele, que dedicou a vida toda, quase 60 anos de mandatos, trabalhando por Alagoas, sem que ninguém soubesse do sofrimento que ele carregava por mais de 20 anos. Nunca fez propaganda. Sempre foi um guerreiro. E um guerreiro tem o tempo de descansar, deixar um pouco o sofrimento do lado e estar do lado de Deus”, enfatizou o presidente da Câmara, com a voz embargada.

Lira disse estar com a consciência e o coração tranquilos, pelo legado deixado pela vida de seu pai, que repetia desde sua infância o chavão de fazer política para modificar a vida das pessoas mais humildes. “Realmente é o que importa. E o legado dele sempre foi se preocupar com as pessoas mais carentes que não tinham habitação, gente que não tinha atendimento médico, que tinha filhos especiais, que não tinha uma qualidade de pré-natal adequada, que não tinha educação”, ressaltou Lira.

O presidente da Câmara também agradeceu aos alagoanos da paradisíaca Barra de São Miguel, pela oportunidade dada de Benedito de Lira se despedir da vida mantendo seu compromisso com a política, nos últimos 4 anos de mandato, resgatando o município pequeno de 8 mil habitantes, cuja demanda turística salta para 50 mil pessoas, no verão, com demanda nacional altíssima.

E destacou sua trajetória do advogado Benedito de Lira, iniciada como vereador de sua terra natal, Junqueiro (AL), passando pela Câmara de Maceió, que presidiu, passando pelo cargo de prefeito interino, até exercer três mandatos de deputado estadual, presidindo a Assembleia Legislativa duas vezes,  nos três mandatos de deputado federal e um de senador, até ser prefeito reeleito da Barra, em 2024.

“Ele fez muito bem para muita gente. E espero que Deus o trate com a merecida reverência de um homem de bem. E é isso que a gente leva com muita tranquilidade no nosso peito”, concluiu Arthur Lira.

Assista:

Reportar Erro