JHC tem 74,6% de aprovação e 40 pontos sobre aliados de Renan, em Maceió
Números da Paraná Pesquisas preveem reeleição do prefeito do PL com ampla vantagem e aceitação popular
Com administração aprovada por 74,6% da população, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o “JHC” (PL), ruma à reeleição com vantagem de mais de 40 pontos percentuais sobre os principais nomes nos cenários estimulados da disputa pelo comando da capital alagoana, apresentados nesta quinta-feira (27) pelo instituto Paraná Pesquisas. No cenário contra afilhados políticos do clã do senador Renan Calheiros (MDB-AL), JHC pontua 52,4% à frente do segundo colocado, o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), que pontua apenas 12,2%.
Além de bater o ex-governador pedetista que já foi reeleito, JHC mantém larga vantagem sobre nomes relevantes na história política de Alagoas. Um deles é o ex-prefeito e secretário estadual de Infraeestrutura, Rui Palmeira, que pontuou 11,8%, menos de um ano após ser o 4º colocado na disputa ao governo de Alagoas pelo PSD, em 2022, e depois de ter vencido o próprio JHC, em 2016, quando o atual prefeito ficou em terceiro lugar.
Os outros nomes que já foram bem sucedidos nas urnas são do ex-vice-governador e deputado estadual José Wanderley Neto (MDB), com 4,6%; do deputado estadual Alexandre Ayres (MDB), com 4,1%, e do deputado federal Rafael Brito, “Tio Rafa” (MDB), com 1,8%.
A Paraná Pesquisas ouviu 820 eleitores de Maceió, em entrevistas pessoais entre os dias 13 e 17 de julho de 2023. A amostragem atinge grau de confiança de 95%, com margem de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.
Imbatível nos confrontos
Os dados da Paraná Pesquisas evidenciaram a liderança absoluta de JHC, nos cenários em que foi oferecido aos maceioenses opções de confrontos individuais entre o prefeito e seus rivais calheiristas. Nesses cenários , o desempenho de JHC evolui para percentuais acima de 60 pontos. Sendo que seu pior desempenho no patamar de 63,8% da preferência do eleitor, diante do ex-prefeito Rui Palmeira, com 20,7%. E a melhor performance com 71,5%, contra o deputado Tio Rafa, que pontuou 9,4%.