Governadores parabenizam Milei por vitória na Argentina contra esquerda
Gestores de estados citam extraordinária vitória, derrota da esquerda e desejo de sucesso ao novo governo argentino
Governadores de estados brasileiros dividiram-se entre a comemoração da vitória da direita, a saudação protocolar e a menção à derrota da esquerda, ao darem parabéns a Javier Milei pela vitória na disputa pelo cargo de presidente da Argentina, conquistada nesse domingo (19).
Um dos mais entusiasmados pela vitória da direita sobre o candidato governista de esquerda Sérgio Massa foi o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que classificou a eleição de Milei como uma extraordinária vitória, disse que a democracia vibra na Argentina e desejou que seu governo seja um grande momento de reconstrução, liberdade e diálogo.
Gostaria de cumprimentar o povo argentino e o novo presidente eleito @JMilei pela extraordinária vitoria. A democracia vibra na América latina! Que seja um grande momento de reconstrução, liberdade e diálogo. Parabéns à democracia. Viva a liberdade!
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) November 20, 2023
Outro bastante entusiasmado com o que chamou de vitória da liberdade foi o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
Ao presidente eleito da Argentina @JMilei o desejo de pleno êxito. Que as nossas fronteiras estejam ainda mais próximas. A liberdade venceu!
— @ratinho_jr (@ratinho_jr) November 20, 2023
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), aproveitou o momento de parabenizar Milei para criticar os governos de esquerda que o antecederam e levaram a Argentina à atual crise. O mineiro afirmou que “o trabalho será árduo pra consertar o que a esquerda fez e colocar o país de novo nos trilhos”.
Parabenizo o presidente eleito @JMilei. Que a Argentina retome o desenvolvimento com a defesa da liberdade e da propriedade privada, com avanço na vida dos argentinos. O trabalho será árduo pra consertar o que a esquerda fez e colocar o país de novo nos trilhos. Boa sorte!
— Romeu Zema (@RomeuZema) November 20, 2023
Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, afirmou que os argentinos estão cansados de uma “sucessão de governos populistas que levaram o país a uma crise profunda, atolado numa inflação que já passa dos 140%”. E exaltou a vitória da democracia, com eleições limpas para o momento de esperança para os argentinos, ao também defender que o Brasil se coloque como parceiro no processo de reconstrução da Argentina.
Numa bela festa democrática, os argentinos votaram, com maioria robusta, em um projeto de mudança, cansados que estão de uma sucessão de governos populistas que levaram o país a uma crise profunda, atolado numa inflação que já passa dos 140%.
— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) November 20, 2023
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), disse esperar prosperidade para o futuro dos argentinos, ao desejar uma grande gestão e que Milei pratique valores da liberdade econômica e da direita.
Deixo aqui meus parabéns ao jovem Javier Milei pela vitória nas eleições presidenciais da Argentina. Que Deus o abençoe e ele faça uma grande gestão, colocando em prática os valores da liberdade econômica e da direita. E que nossos irmãos argentinos tenham um futuro próspero…
— Jorginho Mello (@jorginhomello) November 19, 2023
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), lembrou que os gaúchos figuram como principais parceiros comerciais da Argentina no Brasil, ao desejar sucesso ao novo presidente argentino e prometer trabalhar para que a relação com o país vizinho seja cada vez melhor.
Parabéns ao presidente eleito da Argentina, @JMilei. Como principais parceiros comerciais da Argentina no Brasil, trabalharemos para que a relação com o país vizinho seja cada vez melhor. Sucesso ao novo governo e contem com o Rio Grande do Sul.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) November 20, 2023
O governador de São Paulo foi protocolar em sua saudação à vitória de Milei.
Parabenizo a @JMilei pela eleição vitoriosa e desejo muito sucesso e sabedoria na condução do seu mandato.
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) November 20, 2023