'Democracia vibra'

Governadores parabenizam Milei por vitória na Argentina contra esquerda

Gestores de estados citam extraordinária vitória, derrota da esquerda e desejo de sucesso ao novo governo argentino

acessibilidade:
Javier Milei venceu Sérgio Massa e governará a Argentina com princípios da direita (Foto: Facebook Javier Milei)

Governadores de estados brasileiros dividiram-se entre a comemoração da vitória da direita, a saudação protocolar e a menção à derrota da esquerda, ao darem parabéns a Javier Milei pela vitória na disputa pelo cargo de presidente da Argentina, conquistada nesse domingo (19).

Um dos mais entusiasmados pela vitória da direita sobre o candidato governista de esquerda Sérgio Massa foi o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que classificou a eleição de Milei como uma extraordinária vitória, disse que a democracia vibra na Argentina e desejou que seu governo seja um grande momento de reconstrução, liberdade e diálogo.

Outro bastante entusiasmado com o que chamou de vitória da liberdade foi o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), aproveitou o momento de parabenizar Milei para criticar os governos de esquerda que o antecederam e levaram a Argentina à atual crise. O mineiro afirmou que “o trabalho será árduo pra consertar o que a esquerda fez e colocar o país de novo nos trilhos”.

Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, afirmou que os argentinos estão cansados de uma “sucessão de governos populistas que levaram o país a uma crise profunda, atolado numa inflação que já passa dos 140%”. E exaltou a vitória da democracia, com eleições limpas para o momento de esperança para os argentinos, ao também defender que o Brasil se coloque como parceiro no processo de reconstrução da Argentina.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), disse esperar prosperidade para o futuro dos argentinos, ao desejar uma grande gestão e que Milei pratique valores da liberdade econômica e da direita.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), lembrou que os gaúchos figuram como principais parceiros comerciais da Argentina no Brasil, ao desejar sucesso ao novo presidente argentino e prometer trabalhar para que a relação com o país vizinho seja cada vez melhor.

O governador de São Paulo foi protocolar em sua saudação à vitória de Milei.

 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.