Tratamento de pneumonia

Fuad Noman melhora, é extubado, mas segue internado em UTI

Prefeito de Belo Horizonte apresentou avanços cardiorrespiratórios e segue com oxigenoterapia com catéter nasal

acessibilidade:
Prefeito de BH, Fuad Noman (PSD). (Foto: Claudio Rabelo/Câmara Municipal)

Boletim médico divulgado na manhã desta segunda (6) informou que o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), apresentou melhora em seu quadro de saúde, foi extubado no domingo (5), mas segue internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei da capital mineira.

O documento assinado pelo oncologista Enaldo Melo de Lima cita normalização de parâmetros hemodinâmicos e melhora nos parâmetros respiratórios. E informa que, mesmo com avanços cardiorrespiratórios, o prefeito de 77 anos de idade segue com oxigenoterapia por cateter nasal externo de alto fluxo.

“Exames inflamatórios e infecciosos em melhora. Respondeu e obedeceu aos comandos solicitados”, diz o trecho final do boletim médico.

O prefeito de Belo Horizonte afastou-se do cargo no sábado (4), para tratar da pneumonia que o levou, no dia anterior, à quarta internação desde o fim de novembro de 2024. Seu vice-prefeito, Álvaro Damião (União), assumiu o comando da gestão por 15 dias, pedindo orações pela saúde de Fuad Noman.

Luta contra o câncer

O prefeito reeleito foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin (LNH), em julho do ano passado. A doença é um câncer nas células do sistema linfático. E anunciou a conclusão do tratamento em outubro, na reta final da campanha à reeleição.

A internação em novembro foi resultado de dores nas pernas decorrentes do tratamento contra o câncer. Em dezembro, voltou a ser internado para tratar pneumonia e sinusite. Ocasião em que foi constatada remissão total do câncer. Ele não participou da diplomação dos eleitos e voltou a ser hospitalizado, quatro dias após ter alta, dessa vez, com quadro de diarreia e desidratação, sendo monitorado na UTI por sangramento intestinal. Teve alta em 23 de dezembro.

Veja o boletim médico:

 

Reportar Erro