Paraná Pesquisas

Dissidente do PT, Elói Pietá lidera disputa pela prefeitura de Guarulhos

Ex-deputado federal que ajudou a fundar o partido de Lula deixou o PT reclamando de falta de democracia

acessibilidade:
Pietá deixou o PT se queixando de falta de democracia (Foto: Divulgação/PT)

O ex-deputado federal Elói Pietá (Solidariedade) lidera a disputa pela Prefeitura de Guarulhos (SP) com folga de mais de dez pontos percentuais sobre o segundo colocado, deputado estadual Jorge Wilson Gonçalves de Mattos, o “Xerife do Consumidor” (Republicanos). O desempenho do ex-petista de 80 anos ocorre menos de três meses depois de Pietá deixar o Partido dos Trabalhadores (PT) reclamando de falta de democracia. Os números são do levantamento estimulado divulgado nesta quarta-feira (3) pela Paraná Pesquisas.

O político que ajudou a fundar o partido do presidente Lula (PT), na década de 1980, obteve entre 28,6% e 29,1% da preferência dos guarulhenses, liderando os três cenários da pesquisa que oferece uma variação de sete opções ao eleitor. O que evidencia as chances de Pietá conquistar um terceiro mandato de prefeito de Guarulhos, 25 anos depois de assumir, pela primeira vez, a gestão da 2ª cidade mais populosa do Estado de São Paulo e a 13ª do Brasil.

Na pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º SP-01601/2024, para o cargo de prefeito, Elói Pieta é seguido por Xerife do Consumidor (Republicanos), que é líder do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O deputado pontua de 18,9% a 18%.

A pesquisa consultou pessoalmente 800 eleitores, entre os dias 28 de março e ontem (2). E atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais

Rival não avança

Pivô da saída de Elói Pietá do Partido dos Trabalhadores, o deputado federal Alencar Santana (PT) pontua apenas entre 9,9% e 10,4%, variando entre a quarta posição e uma terceira colocação, em empate técnico com o vereador Lucas Sanches (PP), que pontua entre 10% e 10,6%.

Pietá deixou o PT reclamando que Alencar foi escolhido como pré-candidato, sem realização de prévias com todos petistas filiados. O ex-petista divide com Alencar, em empate técnico, o topo do ranking de rejeição do eleitor. Sendo que 31,9% dos eleitores responderam não votar de jeito nenhum em Pietá, enquanto Alencar é rejeitado por 28,5%.

Elói Pietá também lidera a pesquisa espontânea, com 6%, quando não é oferecida lista de nomes de pré-candidatos. Seguido do atual prefeito Gustavo Henric Costa, o “Guti” (PSD), que pontua 4,6%, mas não pode se reeleger. Em 2020, ambos duelaram quando Pietá avançou ao 2º turno da eleição municipal, mas perdeu para Guti, reeleito com votação de 57,83%, contra o então petista, que conquistou 42,17% dos votos válidos.

Veja os números dos cenários da pesquisa:

Reportar Erro