Paraná Pesquisas

Deputado do PL lidera sucessão em Belém, com prefeito do PSOL em 4º

Delegado Eder Mauro larga na frente em dois cenários em que oposição minimiza chances de reeleição de Edmilson Rodrigues

acessibilidade:
Delegado Eder Mauro (PL-PA) é líder na eleição para prefeito de Belém (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A Paraná Pesquisas divulgou nesta quarta-feira (13) os números da corrida eleitoral pela Prefeitura de Belém, que mostram o deputado federal Delegado Eder Mauro (PL) em posição confortável na liderança da preferência de votos dos eleitores da capital do Pará, em dois cenários da modalidade estimulada.

O parlamentar aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e rival do governador Hélder Barbalho (MDB) impõe uma diferença até 13,2 pontos percentuais para seus adversários, enquanto o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), fica com a quarta posição entre as sete opções oferecidas aos eleitores belenenses, no levantamento registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo PA-07656/2024, para o cargo de prefeito.

A pesquisa que ouviu 800 eleitores, desde o dia 7 deste mês de março até ontem, registrou o bolsonarista liderando a disputa com percentuais entre 26% e 24,3%, nos dois cenários estimulados.

O fraco desempenho do prefeito do PSOL está ligado à alta reprovação de sua administração, que obteve 75,4% de desaprovação, com avaliação negativa de 70,4 de sua gestão, na qual 59,5% consideram seu governo como péssimo e apenas 2,5% o consideram ótimo.

O grau de confiança da pesquisa é de de 95%, com margem de erro estimada em aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.

Veja os cenários estimulados:

Delegado Eder Mauro fica em segundo colocado, com 3,6%, quando os eleitores não se deparam com a lista de pré-candidatos, na modalidade espontânea, em que 75% disseram não saber em quem votar e 5,6% citaram a preferência pela reeleição de Edmilson Rodrigues.

 

Reportar Erro