Paraná Pesquisas

Curitiba reprova Lula com 61%, onde Ratinho Jr. é aprovado por 75,4%

Capital paranaense abrigou presidente por 580 dias na carceragem da PF e reprova sua gestão, enquanto governador tem alta aprovação

acessibilidade:
Governador Ratinho Junior (PSD) e o presidente Lula (PT) têm governos com avaliações conflitantes, em Curitiba (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve seu governo reprovado por 61% dos eleitores de Curitiba, segundo levantamento divulgado nesta terça (14) pela Paraná Pesquisas. A rejeição do petista que viveu 580 dias preso na carceragem da Superintendência Regional da Polícia Federal da capital paranaense contrasta com a aprovação de 75,4% obtida pelo governador do estado do Paraná, Ratinho Junior (PSD).

Além de ter somente 35,1% de aprovação, o governo de Lula é avaliado como péssimo por 41%, e como ótimo por apenas 7% dos 800 eleitores consultados entre os dias 8 e 13 deste mês de maio, na cidade em que o petista cumpriu parte da pena de 8 anos e 10 meses de prisão, por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A condenação acabou sendo anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2021, por ilegalidades no processamento e julgamento do caso, no âmbito da Operação Lava Jato.

Adversário político de Lula, o governador Ratinho Junior tem apenas 20% de reprovação. E sua gestão é avaliada positivamente por 63,3% dos curitibanos, com 22,3% considerando ótimo e 41% bom o seu governo.

A pesquisa sobre a administração de Lula e Ratinho Junior foi incluída no levantamento para o cargo de prefeito de Curitiba, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º PR01291/2024. Os números registraram ainda que o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), segue liderando a briga pelo comando da administração da capital paranaense, variando entre 22,9% e 34,4% de intenções de voto, em cinco cenários da pesquisa estimulada.

A disputa pela sucessão do prefeito Rafael Greca (PSD) ocorre no contexto da alta avaliação de seu segundo mandato, cuja gestão tem 74,9% de aprovação dos curitibanos.

Veja os números da Paraná Pesquisas sobre a avaliação dos governos de Lula e Ratinho Junior:

Reportar Erro