Brasileiros deixam Faixa de Gaza e iniciam repatriação no Egito
Grupo com 32 brasileiros foi recebido por equipe da Embaixada do Brasil no Cairo
O Itamaraty confirmou que 32 brasileiros e familiares já foram recebidos em território egípcio, neste domingo (12), por equipe da embaixada do Brasil no Cairo. E iniciam a etapa final da operação de repatriação ao Brasil.
Após longa espera e incertezas no 36º dia de conflitos entre terroristas do Hamas e forças militares de Israel, o grupo comemorou ter avançado ao Egito pelo controle migratório palestino de Gaza, ao cruzar a passagem de Rafah.
Houve a desistência de duas pessoas que constavam na lista original, de 34 nomes, por terem decidido permanecer em Gaza.
O brasileiro Hasan Rabee registrou os momentos em que seu grupo e familiares foram recebidos pela equipe do governo brasileiro. E agradeceu ao presidente Lula (PT) pelo apoio.
Até ontem (11), faltavam perspectivas para a passagem prioritária de ambulâncias pela fronteira do território palestino com o Egito. Situação agravada pela intensificação de conflitos entre Israel e o grupo terrorista Hamas, no entorno de hospitais palestinos.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Os brasileiros passaram pelo controle migratório palestino de Gaza e acabam de passar pelo do Egito. Duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza.
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) November 12, 2023
A travessia coroa um mês de intensos esforços diplomáticos do presidente Lula e sua equipe de governo para que a evacuação dos brasileiros e familiares de Gaza pudesse ser concretizada hoje.
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) November 12, 2023