Bolsonaristas lideram disputa contra prefeito tucano em Santos
Deputado Paulo Alexandre (PSDB) segue mais competitivo que prefeito Rogério Santos, que não seria reeleito contra a deputada Rosana Valle (PL)
O novo levantamento de intenções de votos para a disputa pela Prefeitura de Santos, divulgado nesta terça-feira (26) pelo instituto Paraná Pesquisas, confirma que o deputado federal e ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) segue como melhor nome para garantir que o partido tucano permaneça administrando a cidade paulista. Os novos números de preferência de votos confirmam que o parlamentar tucano e a deputada federal Rosana Valle (PL), ambos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), venceriam o prefeito Rogério Santos (PSDB), em dois cenários da pesquisa estimulada.
No primeiro cenário, Rosana Valle lidera a disputa com quase dez pontos percentuais à frente do atual prefeito. Enquanto a deputada do PL pontua 34,4%, Rogério Santos obteve 24,7%, em um cenário com mais três concorrentes. Em relação ao último levantamento, a deputada cresceu 3,1 pontos e o prefeito avançou mais 3,4 pontos.
Veja os números do cenário 1:
Mesmo sem confirmar pré-candidatura para voltar a comandar a Prefeitura de Santos, o deputado tucano Paulo Alexandre Barbosa cresceu nas intenções de votos, avançando do percentual de 38,8% da preferência do eleitor santista registrados em 11 de julho, para os atuais 40%, no segundo cenário em que a Paraná Pesquisas substitui o prefeito Rogério Santos como nome do PSDB. Na disputa com Paulo Alexandre e mais três candidatos, a deputada Rosana Valle, manteve a segunda posição, avançando dos 24,8% da pesquisa anterior para 28,9%.
Veja os números do Cenário 2:
Aprovação, sem liderar
A dificuldade de reeleição do prefeito Rogério Santos contrasta com o desempenho de seu governo, aprovado por 66% dos 818 eleitores santistas consultados pela Paraná Pesquisas entre os dias 21 e 24 deste mês de setembro. Somente 29% dos entrevistados responderam que desaprovam a administração tucana, avaliada positivamente por 49% como ótima (10,6%) ou boa (38,4%).
Veja os números da avaliação da administração de Rogério Santos:
Liderança é do desinteresse
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentadas opções de nomes para a eleição de prefeito, quem lidera é o percentual de 73,8% de eleitores que não sabem responder ou não responderam. O prefeito Rogério Santos até lidera matematicamente entre seus concorrentes, com 6,4%. Mas fica empatado tecnicamente com Paulo Alexandre Barbosa, que pontuou 5,7%, e com Rosana Valle, com 3,8%, no levantamento que tem margem de erro estimada em 3,5 pontos percentuais.
Veja os números do levantamento na modalidade espontânea: