Bolsonarista Mariana Carvalho lidera briga pelo comando de Porto Velho
Ex-deputada filiada ao União Brasil pontua entre 40,3% e 43,7% nos cenários estimulados da Paraná Pesquisas
A ex-deputada federal Mariana Carvalho (União) lidera com vantagem de mais de 19 pontos percentuais a disputa pela Prefeitura de Porto Velho, de acordo com o levantamento de intenção de votos divulgadas nesta segunda (15) pelo Instituto Paraná Pesquisas. Aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a pré-candidata apoiada pelo atual prefeito Hildon Chaves (União) pontua entre 40,3% e 43,7%, nos cenários estimulados, quando o eleitor indica sua preferência em uma lista de pré-candidatos.
O segundo colocado na disputa é o deputado federal Léo Moraes (Podemos-RO), que pontua entre 20,4% e 24,1%. Os demais pré-candidatos pontuam abaixo dos 5,8%, no cenário 1, obtidos pelo presidente Estadual do PSB, Vinícius Miguel, terceiro colocado. E, no cenário 2, a terceira colocada é a juíza aposentada Euma Tourinho (MDB), com 3,7% de intenção de votos.
Mariana Carvalho também é a líder na pesquisa espontânea, como nome mais lembrado pelo eleitor, pontuando 9%, quando não é apresentada uma lista de opções de pré-candidatos. O percentual é quase três vezes maior que os 3,1% obtidos por Léo Moraes.
O aliado de Mariana Carvalho, prefeito Hildon Chaves, demonstra ser um bom padrinho político. Com administração aprovada por 76,3%, o atual gestor municipal tem maior impacto na indicação de voto, com 27,3% dizendo que com certeza votaria na candidatura apoiada pelo prefeito, 44,6% respondendo que poderia votar, e apenas 22,8% dizendo que jamais votaria em quem tiver apoio de Hildon Chaves.
O grau de confiança da pesquisa é de de 95%, com margem de erro estimada em aproximadamente 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais. O levantamento, que ouviu 710 eleitores, desde o dia 12 deste mês de julho até ontem (14), foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral l sob o n.º RO-00851/2024 para o cargo de prefeito.
Veja os números: