Reeleição ameaçada

Bolsonarista lidera disputa contra prefeito de Santos aliado de Tarcísio

Ingresso do prefeito Rogério Santos em partido do governador não afetou liderança da deputada Rosana Valle

acessibilidade:
Deputada Rosana Valle é nome do PL de Jair Bolsonaro para a Prefeitura de Santos (Foto: Divulgação)

O novo levantamento de intenções de votos para Prefeituras de Santos, divulgado nesta segunda-feira (18) pelo instituto Paraná Pesquisas, demonstrou que de nada adiantou o prefeito Rogério Santos deixar o PSDB para ingressar no Republicanos do governador Tarcísio Gomes de Freitas. Seu projeto de reeleição segue sendo ameaçado pela deputada federal Rosana Valle (PL), aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela lidera a disputa contra o ex-tucano, mas perderia para o deputado federal e ex-prefeito bolsonarista, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) em um segundo cenário da pesquisa estimulada sem o prefeito.

No primeiro cenário, Rosana Valle lidera a disputa com 11,3 pontos à frente do atual prefeito. Desde a última pesquisa divulgada em setembro, a deputada do PL avançou de 34,4% para 35,7% da preferência do eleitor. Enquanto Rogério Santos caiu de 24,7% para 24,4%, em um cenário com mais duas concorrentes.

Veja os números do cenário 1:

Ex-prefeito venceria deputada

Nome mais forte na disputa em um segundo cenário sem Rogério Santos, o deputado tucano Paulo Alexandre Barbosa também cresceu sensivelmente nas intenções de votos, desde setembro, avançando do percentual de 40% para 40,2% da preferência do eleitor santista. Neste cenário, Rosana Valle perdeu 1,1 ponto percentual, caindo de 28,9% para 27,8%.

Veja os números do cenário 2:

Gestão aprovada

Mesmo com dificuldades de reeleição, o prefeito Rogério Santos tem aprovação do desempenho de seu governo por 64,1% da amostragem de 622 eleitores santistas consultados pela Paraná Pesquisas entre os dias 08 e 11 deste mês de dezembro. Destes entrevistados, 31,2% responderam que desaprovam a administração tucana, que é avaliada positivamente por 47,7%, sendo 9,3% como ótima e 38,4% como boa.

Veja os números da avaliação da administração de Rogério Santos:

 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.