Eleições 2024

Aliados de Lira têm 66% dos votos de Alagoas e vencem em 42 prefeituras

Presidente da Câmara dos Deputados ressalta resultado positivo das urnas em seus redutos políticos alagoanos

acessibilidade:
Arthur Lira em campanha pela reeleição de seu primo Peu Pereira, prefeito de Teotônio Vilela (Foto: Divulgação)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), avaliou como extremamente positivo o saldo de seu empenho para eleger aliados em seu reduto político alagoano. Com as urnas abertas no último domingo (6), candidatos a prefeito apoiados por Lira obtiveram 66% dos votos válidos em Alagoas. Seus aliados tornaram-se prefeitos em 42 dos 102 municípios alagoanos. Inclusive com votação recorde em Maceió, com a reeleição de João Henrique Caldas, o “JHC” (PL), com 83,25% dos votos.

Somente os votos válidos de aliados de Lira eleitos para prefeituras somam mais de 873 mil votos em todo o estado. E a votação total para prefeitos e prefeitas nos municípios alagoanos superaram 1 milhão e 316 mil votos válidos.

Somente o partido Progressistas (PP) liderado por  Lira, elegeu 27 prefeitos em todas as regiões de Alagoas, visitadas pessoalmente pelo presidente da Câmara durante a campanha eleitoral de 2024, também com presença nas redes sociais, no guia eleitoral de rádio e TV.

Lira destaca que dialogou com os eleitores, manifestando apoio a seus aliados e aliadas de cada cidade e reforçando sempre que trabalharará em Brasília pelo desenvolvimento de Alagoas. “Este resultado eleitoral e estes votos em nossos prefeitos e prefeitas nos orgulham e, ao mesmo tempo, aumentam nossa responsabilidade e disposição por lutarmos, incansavelmente, em defesa de Alagoas”, declarou Lira, por meio de sua assessoria de imprensa.

O prefeito Benedito de Lira teve apoio do filho Arthur para sua reeleição.

De parentes a aliados de rivais

Além das vitórias do PP nas Prefeituras, Lira enfatiza que ajudou a eleger prefeitos filiados a partidos como PL, PSDB, Republicanos e até o MDB de seus rivais e senadores Renan Calheiros e Renan Filho.

Além de JHC na capital alagoana, o presidente da Câmara também contribuiu com a reeleição de seu pai, o ex-senador Benedito de Lira (PP), com 68,12% dos votos para prefeito da paradisíaca Barra de São Miguel. E de seu primo Peu Pereira (PP), reeleito prefeito de Teotônio Vilela com 77,19% dos votos.

E destaca as vitórias do ex-vice-governador Luciano Barbosa (MDB), com 85,04% dos votos, reeleito prefeito em Arapiraca; e de Carlos Gonçalves (PP), com 62,99% dos votos, para prefeito de Rio Largo.

Lira também comemora a eleição de “centenas de candidatos e candidatas do PP de outros partidos” para mandatos de vereadores, igualmente aliados do presidente da Câmara dos Deputados.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.