Paraná Pesquisas

61,5% jamais votariam em afilhado de Lula para prefeito de Porto Velho

Na capital de Rondônia, 34,2% com certeza votariam e 24,9% poderiam votar em candidatura apoiada por Jair Bolsonaro

acessibilidade:
Presidente Lula. Foto: Agência Brasil
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Agência Brasil).

A Paraná Pesquisas divulgou, nesta segunda-feira (15), um levantamento de intenções de votos que indicou a ex-deputada federal Mariana Carvalho (União) como líder da disputa para governar Porto Velho. Mas também revelou que o presidente Lula (PT) é o pior padrinho político entre as principais lideranças nacionais e locais. Na capital de Rondônia, 61,5% responderam que jamais votariam em candidato (a) a prefeito (a) apoiado pelo petista que governa o Brasil.

Somente 14,2% dos 710 eleitores entrevistados em Porto Velho responderam que com certeza votariam em uma candidatura apoiada por Lula. E 19,6% disseram que poderiam votar em um afilhado político do presidente da República. A Paraná Pesquisas sequer cita a ex-senadora Fátima Cleide (PT) entre as pré-candidaturas ao comando da gestão de Porto Velho.

A gestão de Lula é reprovada por 62,5% dos eleitores da capital de Rondônia, enquanto apenas 33,7% aprovam seu governo. Em Porto Velho, a administração do petista é avaliada como péssima por 41,8% dos eleitores entrevistados.

O grau de confiança da pesquisa é de de 95%, com margem de erro estimada em aproximadamente 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais. O levantamento, que ouviu 710 eleitores, desde o dia 12 deste mês de julho até ontem (14), foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral l sob o n.º RO-00851/2024 para o cargo de prefeito.

Ex-deputada Mariana Carvalho (União) é aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e lidera para prefeita de Porto Velho (Foto: Reprodução/Facebook)

Bolsonarismo em alta

Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além de ter sua aliada Mariana Carvalho como líder na disputa pela sucessão do prefeito Hildon Chaves (União), tem um desempenho inverso do de seu rival petista. De acordo com a Paraná Pesquisas, 34,2% com certeza votariam e 24,9% poderiam votar em candidatura apoiada pelo ex-presidente. E 37,3% jamais votariam em afilhado (a) político (a) de Bolsonaro.

Com administração aprovada por 76,3%, o atual gestor municipal, Hildon Chaves, tem maior impacto na indicação de voto, com 27,3% dizendo que com certeza votaria na candidatura apoiada pelo prefeito, 44,6% respondendo que poderia votar, e apenas 22,8% dizendo que jamais votaria em quem tiver seu apoio.

O governador Marcos Rocha (União), também bolsonarista, tem administração aprovada por 66,2% dos eleitores de Porto Velho. E também tem alto poder de transferir votos,. Na capital do estado que governa, Rocha obtém o aval de 42,7% dos eleitores que dizem poder votar em candidato (a) que ele apoiar, e 20,1% com certeza dariam seus votos ao aliado do governador. Os que responderam que jamais votariam em aliado (a) de Marcos Rocha foram 32,1%.

Veja os números:

 

Reportar Erro