Mais Lidas

Com comorbidades e deficiência

Covid-19: SP, Rio e mais 8 capitais começam hoje a vacinar crianças de 5 a 11 anos

São elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Maceió, Goiânia, Manaus, Belém, Rio Branco, Macapá e Porto Velho

acessibilidade:
Davi Seremramiwe, indígena de 8 anos, foi primeira criança vacinada contra Covid no Brasil. em 14 de janeiro de 2022. Foto: Nelson Almeida/AFP

Crianças de mais dez capitais brasileiras serão vacinadas a partir deste segunda-feira, 17, contra a Covid-19.

São elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Maceió, Goiânia, Manaus, Belém, Rio Branco, Macapá e Porto Velho.

Em todas as cidades, primeiro serão imunizadas as crianças com comorbidades, deficiência permanente, quilombolas e indígenas. Não será necessário autorização por escrito para receber a vacinação.

São Paulo

Em São Paulo, os responsáveis devem apresentar atestado que comprove a comorbidade da criança. Por determinação do Ministério da Saúde, o intervalo entre primeira e segunda dose pediátricas da Pfizer será de oito semanas, e não de três, como pede a bula.

Na sexta-feira, 14, o município recebeu 64 mil doses de vacinas destinadas à imunização das crianças contra a Covid-19. A quantia foi distribuída pelos postos da cidade ao longo do final de semana para que a campanha vacinal pudesse ser iniciada nesta segunda.

A disponibilidade de doses na capital e a movimentação nas unidades podem ser consultadas na plataforma “De Olho na fila”.

A vacinação de crianças sem comorbidade está prevista para começar no estado de São Paulo na semana de fevereiro, mas pode haver alterações no calendário de acordo com a disponibilidade de doses.

O indígena Davi Seremramiwe Xavante, de oito anos, que veio para São Paulo fazer um tratamento no Hospital das Clínicas, foi o primeiro a receber o imunizante no Brasil.

Davi mora atualmente na cidade de Piracicaba, no interior do estado, com uma tutora.

Outras capitais começaram a vacinação infantil no sábado, 15: Salvador, Florianópolis, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Vitória, São Luís e Aracaju. No domingo, 16, a imunização de crianças teve início em Brasília e João Pessoa.

Reportar Erro