Segue na fase vermelha

Com 89% das UTIs ocupadas, Alagoas fecha praias no feriado da Semana Santa

Renan Filho prolongou Fase Vermelha por 14 dias, mas reanalisará dados após o feriadão

acessibilidade:
Governador Renan Filho apresenta com secretários os dados da pandemia em Alagoas. Foto: Márcio Ferreira/Agência Alagoas

Passou a vigorar hoje (31) em Alagoas o decreto em que o governador Renan Filho (MDB) prolonga por mais 14 dias a Fase Vermelha de isolamento social no estado, em decorrência da pandemia da covid-19. A única mudança entre as medidas é o fechamento do acesso às praias em todo litoral alagoano na próxima sexta-feira (2), feriado nacional de Sexta-Feira da Paixão. O estado alcançou ontem a lotação de 89% nas UTIs exclusivas para o tratamento da covid-19. E o comércio de rua e de shopping centers também deve ficar fechado, no fim de semana da Páscoa.

A Fase Vermelha é o estágio mais severo previsto nos protocolos sanitários do estado em que já morreram 3.533 alagoanos, dos 152.866 contaminados pelo novo coronavírus. Em vigor desde o dia 19, as medidas resultaram em redução de 30% das contaminações, mas não evitaram o crescimento de 13% na quantidade de mortos pela covid-19, na última semana epidemiológica. Outras restrições incluem o fechamento de praias aos sábados e domingos e toque de recolher entre as 21h e 5h.

De acordo com o governador Renan Filho, a prorrogação das restrições foi necessária devido aos números da covid-19 no estado, que registrou na semana encerrada no sábado (27) a maior média móvel de mortes pela doença das últimas cinco semanas, de 171 óbitos.

Em entrevista concedida ontem (30), contudo, Renan Filho disse que fará novas reuniões para reavaliar as restrições logo após a Semana Santa. “Na segunda ou na terça-feira vamos fazer outra reunião para avaliar e tomar novas decisões em relação a alguns segmentos específicos”, disse o governador. (Com informações da Agência Brasil)

Reportar Erro