'Eleição' na Venezuela

Itamaraty diz aguardar ‘dados desagregados’ da eleição na Venezuela

Ministério das Relações Exteriores saudou país vizinho por processo pacífico, mas ainda não reconheceu, nem denunciou a eleição

acessibilidade:
Venezuelanos nas ruas no país. Foto: Carlos Garcia Rawlins/Abr
Venezuelanos nas ruas no país. Foto: Carlos Garcia Rawlins/Abr

O Ministério das Relações Exteriores emitiu nota oficial na manhã desta segunda-feira (29) onde diz aguardar mais informações e “dados desagregados” sobre a eleição venezuelana, que tanto o ditador Nicolás Maduro, quanto o candidato de oposição Edmundo González dizem ter vencido.

O Palácio do Itamaraty ainda disse acompanhar “com atenção” o processo de apuração dos resultados na Venezuela. Entretanto, avisou que aguarda a publicação de “dados desagregados” por parte do Conselho Nacional Eleitoral venezuelano, “passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado”, diz a nota.

Leia abaixo na íntegra.

O governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração.

Reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados.

Aguarda, nesse contexto, a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito.

Ministério das Relações Exteriores

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.