Mais Lidas

Boa notícia

Brasil tem 613,3 mil casos de cura de covid-19, que correspondem a 53,5% do total

Casos e óbitos começaram a se estabilizar e a entrar em tendência de queda, diz o Ministério da Saúde

acessibilidade:
O cirurgião e paciente Luciano Chaves deixa o Hospital Daher, em Brasília, nesta terça-feira (23), sob aplausos e o carinho da família, após vencer a Covid-19 e receber alta.

O Brasil registrou nesta terça-feira (23) o total de 613.345 pessoas curadas do coronavírus, número superior ao de casos ativos no país (479.916), que são pacientes em acompanhamento médico. Os curados já representam mais da metade do total de casos acumulados (53,5%).

Nas últimas quatro semanas, o governo federal também tem observado que os números de casos e óbitos por Covid-19 começaram a se estabilizar e a entrar em tendência de queda. As informações estão atualizadas até as 18h30 e foram enviadas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Nesta terça-feira (23), o cirurgião plástico Luciano Chaves, de Brasília, recebeu alta sob aplausos de familiares e amigos, ao deixar o Hospital Daher, onde se encontrava internado após contrair Covid-19, comando-se a milhares de outros brasileiros que venceram a doença.

Neste momento, o Brasil tem 1.145.906 casos confirmados da doença, sendo 39.436 registrados nas últimas 24h. Atualmente, 4.590 municípios brasileiros (82,4%) já têm circulação do coronavírus, no entanto 80% deles registram de 1 a no máximo 100 confirmações da doença.

O Ministério da Saúde informou que tem enviado recursos extras e fortalecido toda a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com envio de recursos humanos (médicos e profissionais de saúde), insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares, testes de diagnóstico, habilitações de leitos de UTI para casos graves e gravíssimos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) para os profissionais de saúde.

De janeiro a junho, o Ministério da Saúde enviou R$ 49,4 bilhões a estados e municípios para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde, sendo R$ 9,6 bilhões voltados exclusivamente para combate ao coronavírus.

Também já foram comprados e distribuídos 11,3 milhões unidades de medicamentos para auxiliar no tratamento do coronavírus, 115,2 milhões de EPIS, 10,6 milhões de testes de diagnóstico para COVID-19 e 79,9 milhões de doses da vacina contra a gripe, que ajuda a diminuir casos de influenza e demais síndromes respiratórias no meio dos casos de coronavírus.

O Ministério da Saúde informou também que já entregou 4.435 equipamentos para todos os estados brasileiros de maio até hoje.

Atualmente, 2.165 municípios (38,9%) registram mortes por COVID-19, mas cerca de 1.600 têm de 1 a 10 confirmações. Atualmente, o Brasil tem, no acumulado, 52.645 mortes por coronavírus.

Nas últimas 24h, foram registradas 1.374 mortes nos sistemas oficiais do governo federal, sendo que a maior parte aconteceu em outros períodos, mas tiveram conclusão das investigações com confirmações das causas por Covid-19 apenas neste período. Do total de registros, 556 óbitos ocorreram, de fato, nos últimos três dias. Outros 3.911 casos seguem em investigação.