Economia em alta

Brasil passa Austrália, Coreia, Rússia e vira 10ª maior economia

Crescimento do PIB e valorização do real frente ao dólar e outras moedas fizeram o país voltar ao Top 10 das maiores potências econômicas

acessibilidade:
Foto: Andre Borges/Agência Brasília.

O crescimento de 1% no primeiro trimestre de 2022, 4,7% nos últimos 12 meses, não foi a única boa notícia do dia na área econômica. Levantamento da Austing Ratings mostrou que o crescimento do PIB, aliado à forte valorização do real frente ao dólar e outras moedas levou o Brasil de volta ao Top 10 das maiores economias do planeta.

Segundo o estudo, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro atingiu 1,83 trilhão de dólares, superando a Austrália com 1,75 trilhão, a Coreia do Sul com 1,80 trilhão e a Rússia, que também registrou 1,83 trilhão, mas ficou atrás do Brasil.

A melhora da economia ainda dá sinais de que deve perdurar por um período mais longo. De acordo com o IBGE, a atividade econômica no país está no maior nível desde o fim de 2014, antes da “pandemia Dilma”. Essa retomada já teve forte impacto na redução do desemprego para 10,5% e elevando o número de brasileiros ocupados a 96,5 milhões de pessoas.

A Austing Ratings revelou que a alta de 1% no trimestre colocou o Brasil em 9º lugar, à frente de países como Alemanha, França, Itália e Estados Unidos. Comparado aos demais países da América Latina, o Brasil fica atrás apenas do Peru, que lidera a lista com 2%, e aparece empatado com o México, que também cresceu 1% no primeiro trimestre de 2022.

Reportar Erro