Mais Lidas

boa relação

Bolsonaro destaca parceria com a China, em reunião do Brics

O presidente Jair Bolsonaro discursou em abertura da 13ª Cúpula do Brics nesta manhã (9)

acessibilidade:
Jair Bolsonaro em discurso do Brics nesta quinta-feira (9). Foto: Vídeo TV Brasil

O presidente Jair Bolsonaro participa, na manhã desta quinta-feira (9), da abertura da 13ª Cúpula do Brics por vídeo conferência. A reunião é transmitida de Nova Deli, na Índia.

Em seu discurso, Bolsonaro lamenta a falta da reunião presencial para discutir os rumos do bloco econômico e o estreitamento de laços com os gestores integrantes do Brics. O bloco econômico é formado por países com economias emergentes: Brasil, Rússia, China e África do Sul.

Bolsonaro salienta que a relação Brasil-China é de extrema importância para as economias dos dois países e afasta especulações de relação não amistosa. “Essa parceria tem se mostrado essencial para a gestão adequada da pandemia no Brasil. Tendo em vista que parcela expressiva das vacinas oferecidas à população brasileira é produzida com insumos originários da China”.

Sobre a Índia, que preside o bloco neste ano, o presidente menciona acordos firmados entre os dois países. “A relação estratégia Brasil-Índia vive hoje um excelente momento, diversos instrumentos assinados durante a viagem estão rendendo frutos e nossa cooperação tem avançado, em especial nas áreas de tecnologia, energia e saúde, sobretudo no combate da pandemia de Covid-19. O comércio bilateral tem crescido em mais um sinal de retomada de nossas economias e do potencial de nossas relações”.

Confira o discurso de Bolsonaro, transmitido pela TV Brasil:

Vídeos Relacionados