Diplomacia

Bolsonaro encontrará argentino Fernández em março, na cidade de Puerto Iguazu

Será a primeira reunião pessoal dos dois presidentes desde a posse dde Alberto Fernández, em 2019

acessibilidade:
Os presidentes do Brasil e da Argentina se reuniram recentemente de maneira remota - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro e o argentino Alberto Fernández têm marcado para o próximo mês de março o primeiro encontro privado desde a posse do chefe de governo e estado do país vizinho.

O encontro está previsto para o próximo mês de março na cidade de Puerto Iguzu, na tríplice fronteira, e decorre de negociações entre diplomatas de ambos os países, mas o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, que esteve recentemente com Bolsonaro, também ajudou no entendimento.

Também desempenharam papel fundamental, nos entendimentos para o encontro, o almirante Flávio Rocha, assessor internacional de Bolsonaro, e o embaixador da Argentina em Brasília, Daniel Scioli.

Desde 2019, o Diário do Poder tem publicado notícias e artigos analíticos do jornalista e diplomata Pedro Luiz Rodrigues, que já atuou na embaixada brasileira em Buenos Aires, sobre o distanciamento entre os dois países provocado pelos excessos de linguagem de ambos os presidentes, até por razões ideológicas.

As ideias conservadoras de Bolsonaro se opõem ao populismo do argentino, que ideologicamente tem afinidades com o ex-presidente Lula, condenado à prisão por corrupção e lavagem de dinheiro pela Justiça brasileira, no maior escândalo de roubo de dinheiro público da História.

Reportar Erro