Mais Lidas

Encontro agradável

Bolsonaro e Boris Johnson celebram parceria na vacinação

Ao falar sobre a parceria, Bolsonaro cita a AstraZeneca e Johnson complementa: "grande vacina"

acessibilidade:
O presidente Jair Bolsonaro cumprimenta o premiê britânico Boris Johnson - Foto: Alan Santos/PR.

O encontro do presidente brasileiro Jair Bolsonaro com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, nesta segunda (20) não poderia ter sido mais agradável.

Os dois celebraram a parceria de sucesso entre Fiocruz e a universidade de Oxford no desenvolvimento e aplicação da vacina contra covid. “Grande vacina”, disse o premier após Bolsonaro citar o laboratório AstraZeneca.

Johnson lembrou que Bolsonaro foi um dos primeiros chefes de Estado a ligar para cumprimenta-lo quando assumiu o cargo e que só não cumpriu a promessa de vir ao Brasil por causa da pandemia. “É uma pena”, disse Johnson.

O premier também afirmou categoricamente que “vamos fazer muito mais coisas juntos daqui para frente”, indicando que a parceria tem tudo para continuar, não apenas na área médica.

Um curto vídeo do encontro viralizou nas redes sociais com mensagem afirmando que Bolsonaro desdenhou da vacina enquanto Johnson a elogiava.

De acordo com o texto, o premier disse que havia tomado as duas doses e o presidente tripudiou dizendo “eu não tomei”. Tal diálogo não existe no vídeo quando ambos falam da parceria na vacinação.

A verdade é que, em outro trecho da conversa, que não aparece no vídeo abaixo, Bolsonaro diz que “ainda não” tomou porque teve covid. Boris brinca e diz que também teve, mas sugere que o presidente tome “independente” da covid.

Johnson é um político conservador, muito popular, que no começo da pandemia desdenhou da gravidade da Covid-19, mas após ser infectado mudou de atitude e passou a adotar medida bastante duras de combate à doença.

Veja abaixo o vídeo que registra o encontro entre os chefes de governo do Brasil e do Reino Unido. No Brasil, o presidente é também chefe de Estado, função exercida no Reino Unido pela Rainha Elizabeth.

Vídeos Relacionados