tempo de economia

Bandeira tarifária vermelha permanece em conta de luz de setembro

Razão para manutenção da bandeira é baixa no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas

acessibilidade:
Lâmpada acessa com duas mãos ao redor
Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, nesta sexta-feira (27), prorrogar a bandeira tarifária vermelha para o mês de setembro. A razão, segundo a agência, é que os reservatórios das usinas hidrelétricas continuam em estado crítico mesmo nos últimos dias de agosto.

A tarifa mais elevada chega ao consumidor com o valor final de R$9,492 a cada  kilowatt-hora (kWh). Em nota, a Aneel informou que, “agosto foi mais um mês de severidade para o regime hidrológico do Sistema Interligado Nacional (SIN). A perspectiva para setembro não deve se alterar significativamente, com os principais reservatórios do SIN atingindo níveis consideravelmente baixos para essa época do ano”.

Com o período de estiagem, a produção de energia elétrica ocorre de forma combinada com outras fontes, como a termelétrica, com a utilização de combustíveis fósseis.

O aumento vem acompanhado de dicas da Aneel para a melhor utilização dos recursos elétricos em casa. Banhos mais rápidos e menos quentes, abrir a porta da geladeira só quando necessário e pelo menor tempo possível, assim como manter os filtros do ar condicionado sempre limpos, junto com a redução de seu tempo ligado.

 

 

Reportar Erro